Aproveitando as datas comemorativas dos profissionais de nutrição e educador físico, falaremos um pouquinho da importância do trabalho multidisciplinar para que sua saúde esteja em dia. Se você busca em sua vida uma readaptação que lhe traga resultados positivos sobre os seus marcadores inflamatórios, melhora no seu físico, disposição e por fim, de promoção de uma longevidade saudável, é imprescindível o trabalho conjunto e interdisciplinar de profissionais de saúde especializados.
O médico responsável pelo nosso acompanhamento deve periodicamente solicitar exames bastante detalhados, sejam laboratoriais ou de imagem para identificar suas necessidades, tratando alguma disfunção pré-existente e repondo tudo aquilo que for necessário em uma suplementação vitamínica. A deficiência nutricional ocorre quando há uma falha gerada pela absorção inadequada pelo seu organismo dos nutrientes contidos nos alimentos, o que pode gerar diversos problemas de saúde e disfunções.
O nutricionista cuidará especificamente de sua dieta, de realizar um planejamento alimentar buscando ao máximo fazer com que se tenha uma ingesta de qualidade e rica em nutrientes. Um equilíbrio alimentar promove uma saúde distante de algumas doenças. Já o educador físico é aquele que promove a saúde nos acompanhando e orientando na prática de atividades físicas, ajudando e estimulando o nosso corpo a não permanecer no sedentarismo e condicionando a nossa performance para o melhor desempenho das funções orgânicas e a produção de hormônios naturais.
Hoje, estes profissionais buscam dialogar entre si, proporcionando a nós, pacientes um melhor atendimento, que vem da constante troca de informações e ajustes necessários à evolução do tratamento. Portanto, vamos cuidar de nossa saúde e acima de tudo valorizar aqueles que se empenham, estudam e estão sempre dispostos a nos atender de maneira diferenciada.
Parabéns aos nutricionistas e aos educadores físicos, sem o conhecimento de vocês certamente não seríamos os mesmos. Volto a minha velha frase, para se manter saudável “não existe receita de bolo”, somos únicos!
Por Indra Soares