Ortodontia: aparelho autoligado, porcelana ou safira?

Qual é o melhor?

Como funciona um aparelho fixo?

O aparelho fixo é uma estrutura que possibilita a movimentação dos dentes através da aplicação da força. Por meio de um arco que fica fixado aos bráquetes (pequenas peças coladas aos dentes), o ortodontista vai promovendo o alinhamento e, assim, corrigindo problemas, tanto estéticos quanto funcionais. Qual a diferença entre o aparelho autoligado e os convencionais?

Os bráquetes convencionais estão associados com o uso de ligaduras elásticas ou de aço inoxidável para manter o fio ortodôntico inserido no interior da canaleta. Estes podem ser metálicos ou estéticos.

O termo autoligado, em Ortodontia, refere-se à bráquetes ortodônticos que possuem mecanismo próprio, de abertura e fechamento da canaleta, para a fixação do fio, não requerendo ligaduras metálica ou elástica para este fim.

Qual e a diferença entre o aparelho estético de cerâmica e o de safira? Na verdade, o bráquete de Safira, nada mais é que uma porcelana monocristalina, que no processo de fabricação, passa por uma temperatura e pressão maior que os bráquetes de porcelana policristalina (Cerâmica). Essa diferença no processo de fabricação dará aos bráquetes de Safira algumas características específicas que os tornam superiores aos de Cerâmica:

* Maior densidade, consequentemente, maior resistência a fraturas;

* Maior translucidez (mais transparente). O cerâmica é fosco (leitoso).

* Maior lisura da superfície, consequentemente, menor atrito nas movimentações ortodônticas, o que facilitará o movimento dos dentes.

Qual é o melhor tipo de aparelho ortodôntico? O autoligado é melhor? Essa é a pergunta que mais ouço no consultório. Os fabricantes passaram a oferecer os aparelhos autoligados como se fossem resolver todos os problemas. Porém, a qualidade de um tratamento ortodôntico sempre será proveniente do ortodontista. Segundo o prof. Dr. José Nelson Mucha, um péssimo diagnóstico e planejamento com a utilização do melhor aparelho sem o adequado treinamento, resultará em tratamentos péssimos. Não existe o aparelho ortodôntico melhor, mais eficaz ou mais tecnológico.

O dente não sabe reconhecer o tipo de aparelho, sabe reconhecer força ótima. Não se deixem influenciar pelo apelo dos fabricantes! O ortodontista sempre será a chave pro sucesso do seu tratamento!

00B50CFC-23D5-4304-8EF2-AE607AF22AD6

Dra Joelma Pereira