Uma boa ideia sempre será a chave para o sucesso de uma propaganda e pode levar seu autor a ser reconhecido com um prêmio internacional. É claro que é preciso ter talento e a criatividade dos experientes publicitários José Victor Oliva, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Sergio Amado, Sergio Gordilho eSergio Valente que participaram da palestra Os 6 Tenores, ontem (17/12), no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, em Salvador.
O encontro inédito, histórico e descontraído, idealizado e produzido por Lícia Fabio, foi assistido por uma plateia que lotou o espaço em plena noite de segunda-feira. Após a palestra, Washington Olivetto atendeu uma grande fila de admiradores que foram em busca do autógrafo de seu livro autobiográfico Direto de Washington, lançado pela Editora Sextante.
o evento contou com o patrocínio da água de coco Obrigado e Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Shopping da Bahia, NET e com o apoio da Perini, LM, Rede Bahia, Coffeetown, Hotel Fera Palace, Uranus 2 e das instituições Bons Negócios, ABAP, ABMP, SINAPRO e Fecomercio
As suas relações pessoais, histórias de suas carreiras, como as ideias premiadas, e o futuro da propaganda aliando a criatividade às novas tecnologias foram os principais assuntos de mais de quatro horas de bate-papo. A palestra foi aberta por José Victor Oliva que falou de sua rápida ascensão de professor de cursinho para empresário rei da noite de São Paulo, com dezenas de restaurantes e casas noturnas, incluindo o famoso Gallery. Dono da HoldingClube, com seis empresas, Oliva foi incentivado por Nizan Guanaes a criar um calendário de eventos que fosse além do Carnaval. “Para isso, vamos precisar urgente de um Centro de Convenções”, disse o publicitário paulista, que se comprometeu em ajudar a cidade.
Ao tentar entrevistar Nizan Guanaes, Washington Olivetto acabou contanto a história da amizade entre os dois, que se conheceram em Salvador através de Licia Fabio. Nizan falou de sua caminhada para o sucesso, a partir da mudança para o Rio de Janeiro para trabalhar na Artplan, de Rubem Medina. Na capital fluminense, ele atuou no primeiro Rock In Rio e ganhou o seu primeiro prêmio com um comercial da Caixa.
O baiano falou ainda de mudança para São Paulo para trabalhar com Olivetto na DPZ e em seguida abrir as suas agências DM9 e África. Mas os aplausos vieram mais forte quando Nizan revelou que, nos dois próximos anos, vai se dedicar a trabalhar por Salvador. Acredita que a cidade um grande potencial turístico ainda não desenvolvido.
Os baianos Sérgio Valente, Sérgio Amado e Sérgio Gordilho também destacaram a importância da mudança de endereço para São Paulo. Depois de se destacar com o principal executivo da Ogilvy por 21 anos, Valente foi nomeado o country manager do Grupo WPP no Brasil, em fevereiro, grupo que reúne 56 empresas. Mas revelou que passou dificuldades ao chegar em São Paulo e que emocionou a plateia ao dizer como um câncer na cabeça transformou a sua vida. Ele disse que as agências precisam mudar para acompanhar as novas tecnologias, mas que a criação e o talento sempre vão imperar.
Na África desde sua formação, Sérgio Gordilho revelou que deixou o curso de engenharia no último ano para se transformar em um publicitário premiado. Durante a palestra, o diretor de criação de arte apresentou alguns de seus importantes filmes, como os produzidos para o Itaú e ESPN. Em 2017 e este ano, ele foi eleito o melhor diretor criativo latino americano pelo El Ojo, um dos três principais diretores de arte do mundo pela renomada revista Archive e o diretor de criação mais premiado do Festival de Cannes em 2018.
Já Sérgio Valente falou de sua migração da DM9 para ser Diretor de Comunicação da Globo, onde tem realizado mudanças de sucesso para o grupo. Ele mostrou dois filmes institucionais e aceitou o convite de Nizan Guanaes para, através da Globo, mudar a imagem turística de Salvador.
Vencedor de dezenas de Leões do Festival de Publicidade de Cannes, Washington Olivetto foi um dos palestrantes mais esperado da noite. Ele encerrou o evento falando de sua carreira de sucesso e contando histórias de suas criações premiadas, como as campanhas O primeiro Sutiã, Garoto Bombril e Casal Unibanco. Muito de sua história que está contada no livro Direto de Washington, lançado também ontem à noite com uma sessão de autógrafos concorrida na área VIP da Pupileira.