“Racismo na comunidade LGBTQIA+”, esse é o tema da 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia, que acontece virtualmente no próximo dia 5 de dezembro( sábado), ao vivo nos canais “Me Salte” e Jornal CORREIO* (Instagram, Facebook e Youtube), a partir das 18h. O evento é uma realização do Grupo Gay da Bahia (GGB), conta com a produção da Maré Produções Culturais, patrocínio do Grupo Big, Goethe Institut Salvador e Criação de Conteúdo do Jornal CORREIO*/Me Salte e Movida Conteúdo.

Especialmente este ano, a Parada LGBTQIA+ foi adiada para dezembro, em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19). Para a 19ª Parada, o GGB confirmou a edição 100% online, inédita em 18 anos do evento político e social na região,  que teve início ainda em 2002. A grade de programação contará com mesas de debate, espaço para militância e apresentações artísticas, em um programa online das 18h até 20h.

“As paradas são espaços importantes de múltiplas vozes. Através das plataformas digitais, pretendemos dar visibilidade a diferentes sujeitos da luta LGBTQIA+, constituindo um espaço de escuta de suas questões. Com o tema ‘racismo na comunidade LGBTQIA+’, serão 02h horas de programação nas redes com bate-papos e performances”, afirma Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

A expectativa é unir a comunidade para além das ruas, ocupando os debates, discussões e a programação do meio virtual. Relembrando a “Parada LGBTQIA+ de 2019”, que aconteceu nas imediações do “Dique do Tororó” — reunindo aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Responsável pela produção do evento, a produtora cultural diretora da Maré Produções, Fernanda Bezerra, comemora a primeira edição virtual da Parada, em 19 anos de história. “Devido a pandemia da COVID 19 e a impossibilidade de ocuparmos as ruas, como aconteceu no último ano, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia, uma das mais antigas do Brasil, pela primeira vez em 19 anos ocupará o espaço virtual. O mais importante é não deixarmos de realizar o projeto, para que, em 2021, ele chegue com mais força na sua celebração de vinte anos”, elucida.

Segundo o Diretor Executivo do Goethe Institut Salvador (BA), Sr. Manfred Stoffl, o patrocínio do instituto visa fortalecer a sociedade civil como um todo. “Grupos LGBTQIA+ são uma parte importante de uma sociedade civil democrática e crítica; por isso, o Goethe Institut gostaria de ser cada vez mais um espaço para gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais e todos os demais grupos marginalizados que precisam de um lugar seguro”, relata Stoffl em nota oficial.

Em 2020 a Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia conta a curadoria do jornalista Jorge Gauthier, roteiro e produção de conteúdo de Jorge Gauthier e Dayse Porto; patrocínio do Grupo Big e Goethe Institut, Criação de Conteúdo do Jornal CORREIO*/Me Salte e Movida Conteúdo; e produção da Maré Produções.