O ParaPraia retornou com sucesso para Salvador, promovendo o banho de mar assistido para 65 pessoas, na manhã do último sábado (26/01), na Praia da Boa Viagem. O projeto dá uma parada no próximo sábado (02/02), data que se comemora o Dia de Iemanjá, e retorna na semana seguinte, dia 09 de janeiro, para Cidade Baixa. Nesta temporada itinerante, o ParaPraia já atendeu quase 300 pessoas com mobilidade reduzida e deficiente físicos, incluindo os banhistas que entraram no mar em Itapuã e Arembepe. A Braskem e o Salvador Shopping patrocinam o projeto, apoiado pela Cetrel, Itmov, Citelum e conta com o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina.
Frequentadora assídua do projeto, Teresa Melo conta que nunca deixou de levar o filho Caio Moreno, que tem síndrome Van Der knaap, mesmo com a necessidade de ventilação mecânica. “É uma festa, é um carnaval. Ele ama entrar no mar”. Ainda nesta temporada, ela revela que o lançamento do livroRaro, Não Invisível será ainda nesta temporada do ParaPraia. “Eu vivo neste universo e queria dividir com estas pessoas este convívio com o meu filho. Falar da importância destas pessoas exercerem a sua cidadania, em todos os momentos, seja aqui neste projeto incrível do ParaPraia, seja através da educação a domicilio promovida pela Escola Domiciliar Irmã Dulce”, comenta.
A cada edição, o ParaPraia vem cumprindo cada vez mais o objetivo de promover o verão inclusão para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida em Salvador e região metropolitana. O banho assistido tem possibilitado muitas pessoas a voltar a praticar este lazer, muitos se emocionarem ao entrar no mar pela primeira vez. Através de cadeiras anfíbias, o banho é promovido com segurança, conforto e a assistência dos alunos e professores dos cursos de fisioterapia, enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
O projeto é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS). A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.