ParaPraia abre sexta temporada com muito sol em Itapuã. Um sucesso a estreia do projeto, que pela primeira promoveu o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida na região norte da capital baiana. Mais de 50 pessoas participaram do ParaPraia neste sábado (05/01), na Praia do Farol de Itapuã, onde prossegue no dia 12 de janeiro. Em seguida, o projeto muda suas tendas para a Praia de Itacimirim no fim de semana 19 e 20/01, no Litoral Norte, município de Camaçari. Já a partir do dia 26 de janeiro, o ParaPraia estreia em Ondina, em frente ao IBR, que abriga oficialmente o projeto desde a sua primeira edição.
A Braskem e o Salvador Shopping patrocinam o projeto, apoiado pela Cetrel, Itmov, Citelum e conta com o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina.
Como sempre acontece, não faltaram emoções neste primeiro dia do ParaPraia. Há 23 anos sem entrar no mar, Mariza Evangelista Oliveira, portadora de HTLV1, estava ansiosa para se banhar em Itapuã. “Este projeto é uma benção. Eu sempre via pela televisão, mas era longe e difícil para ir. Agora aqui em Itapuã, pertinho de casa, ficou uma beleza. Estou muito feliz e emocionada”, disse. Frequentador assíduo do projeto, Jean Conceição de Oliveira não encontra dificuldades para vir de Cachoeira. “Faço isso desde o início do ParaPraia. Pego um ônibus e venho garantir o meu banho de mar em Salvador”, conta.
Com a abertura da sexta temporada, o ParaPraia volta a cumprir o seu objetivo de promover a inclusão de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida no principal lazer de Verão de Salvador. Em cadeiras anfíbias ou com objetos flutuantes, os banhistas entram no mar com segurança, conforto e contam com a total assistência de alunos e professores dos cursos de fisioterapia, enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Idealizado e promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), administrada pelo secretário André Fraga, o ParaPraia é realizado em praias totalmente adaptadas para deficientes físicos, com cadeiras anfíbias, flutuantes, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso. A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.