Onze anos após sua estreia, “Minha Mãe É Uma Peça” volta aos palcos. O mega sucesso do ator Paulo Gustavo, atualmente em turnê pelo Brasil, chega a Salvador no dia 12 de maio, com sessão única na Concha Acústica do TCA, às 19h30. E não será uma sessão qualquer; a passagem pela capital baiana servirá para a gravação oficial do DVD do espetáculo que narra a história de Dona Hermínia, personagem responsável por levar mais de dois milhões de espectadores aos teatros e 15 milhões de espectadores aos cinemas de todo o Brasil, com os filmes Minha Mãe É Uma Peça, 1 e 2.  

A remontagem vem exatamente para brindar e comemorar a brilhante trajetória de Dona Hermínia, uma mulher madura, aposentada e sozinha, cuja maior ocupação é justamente ocupar o seu tempo, uma vez que seus filhos estão crescendo e não precisam mais de seus cuidados e broncas. É este o universo da personagem que, na falta de trabalho e romance, e entre uma conversa e outra com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a irmã confidente, ainda precisa manter a sua condição de mãe às voltas – e preocupada – com problemas dos filhos.

Para este espetáculo, Paulo Gustavo trouxe à tona a espantosa bagagem de suas experiências e observações domésticas, compondo com elas um espectro dos humores femininos, gestos, trejeitos, falas, atitudes, achaques e ataques, oferecendo uma minuciosa observação do cotidiano brasileiro que resultou numa comédia especialmente sensível e bastante divertida. O ator, ao adentrar nos meandros e melindres de Dona Hermínia e sua família, captados no texto, mas, sobretudo, nos jeitos e trejeitos dessa Mãe, quer falar de todas as famílias brasileiras. Ou seja, de forma divertidíssima, a peça fala de afeto, de laços familiares que superam “entreveros” e “confusões”.