“Hora de comer, comer. Hora de beber, beber. Hora de vadiar, vadiar. Hora de trabalhar… pernas pro ar que ninguém é de ferro!”
O autor desse poema brasileiro é Ascenso Ferreira, pernambucano de Palmares, e poeta homenageado no 4º sarau da websérie “Saraus do XVIII – Refazendo”, que vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 19:30 horas, no canal República AF, no Youtube.
Nesta edição, o projeto terá a participação especial do ator e diretor teatral paulista Elias Andreato, além da apresentação e roteiro de Aninha Franco e atuação e direção de Rita Assemany
O projeto, que estreou com o Sarau da Saudade, com a participação da cantora Maria Bethânia, já exibiu episódios sobre a obra do satírico Gregório de Mattos e a Literatura Oral Africana nos Orikis aos orixás, que teve como convidada especial a cantora italiana Fiorella Mannoia.
O projeto, que é uma reedição para a linguagem audiovisual dos saraus que marcaram as várias gerações que frequentaram por mais de uma década o Theatro XVIII, entre os anos de 1997 e 2010, e que foi símbolo de uma época efervescente da cena cultural de Salvador e da profusão criativa do teatro baiano, tão saudosamente evocado, ainda, pelo prédio que o sediou e agora abandonado, ali à Frei Vicente do Pelourinho.
Os saraus Saudade, Boca do Inferno – um republicano na Cidade da Baía e “Orikis, a poesia dos orixás” continuam disponíveis no canal.
Contemporâneo dos Movimentos Modernista, Antropofágico e Pau Brasil, que combateram o colonialismo cultural europeu, Ascenso Ferreira criou a Poesia modernista e antropofágica na prática, cantando, declamando, rezando, cuspindo, dançando, arrotando o Brasil profundo nos seus poemas.
Dentre os quais, o tão conhecido Oropa, França e Bahia; Trem de Alagoas, o “vou danado pra catende” eternizado por Villa Lobos e lindamente musicado por Mônica Sangalo, especialmente para este sarau; e outros não tão conhecidos assim, mas igualmente emocionantes.
O público ainda pode aguardar para esta segunda-feira a participação sempre brilhante do ator Carlos Betão.