Promover falas já potencializadas, naturalizar, impulsionar e proporcionar produções diversas no mercado literário local. Esse é um dos objetivos do I Encontro Literário de Autores LGBTQIAP+ de Salvador que acontece no dia 25 de março de 2022, às 19h, ao vivo pela página do site Primeira Orelha e pelo YouTube do Primeira Orelha e Passos Entre Linhas. De forma criativa e leve, o evento tem por finalidade catalogar pessoas da área da literatura, principalmente as LGBTQIAP+ e com isso, ecoar vozes que são distanciadas do universo literário, trazendo desta forma, a diversidade e novidades do que é produzido atualmente na cidade de Salvador.
O evento vai apresentar uma programação com falas diversas de importantes autores que estão produzindo e publicando conteúdo local. Entre eles, estão Deko Lipe que está à frente do encontro como idealizador e realizador e Lorena Ribeiro, co-criadora do Primeiro Encontro Literário LGBTQIAP+ de Salvador. Eles estarão na mediação com os participantes e irão conduzir os bate-papos das 19h e das 20h30, respectivamente.
De acordo com Deko Lipe, enxergar-se pertencente em narrativas é mais que necessário. Ele pontua também a importância de fazer parte do evento. “Pensando em dar luz às nossas vozes, sinto-me privilegiado em poder ser realizador deste encontro. Poder perceber que não estou sozinho e que tem tanta gente talentosa produzindo e publicando, que ainda não tem a notoriedade merecida e essa é a principal indignação que nos move para que deixemos de ser resistência para sermos existência. Que seja o primeiro de muitos outros”, pontua. Para Lorena Ribeiro, ter um evento produzido e protagonizado por pessoas LGBTQIAP+ de Salvador é muito importante para visibilizar ainda mais dentro da comunidade e mostrar o quanto esses artistas são diverses. “Há muito mais gente da capital baiana que produz artes belíssimas, e eu já penso nas próximas edições, para poder abraçar boa parte dessa galera”, ressalta Lorena.