Gestão da relação interpessoal, criação de vínculos e mediação da aprendizagem, foram alguns dos temas abordados no workshop online realizado pela Junior Achievement Bahia (JÁ Bahia) para os professores do Colégio Georgina Erisman, no último dia 30. A escola é atendida pela JA graças a uma parceria com o Instituto MRV @institutomrv, através do projeto Educar para Transformar. A aula foi ministrada por Gervazio Lopes, Vice Presidente da JA Bahia.
Segundo Gervazio, a realização desse workshop não estava prevista inicialmente, mas surgiu de uma demanda dos próprios professores da escola e, então, foi inserida dentro das propostas do projeto. “Nesse encontro virtual, falamos sobre comportamento humano, a dinâmica da sala de aula, o papel do aluno nesse contexto de novas tecnologias. Além de ferramentas e técnicas para o professor se planejar melhor para o tipo de aula que está sendo adotada nesse novo momento. Nosso objetivo foi instrumentalizar os professores com ferramentas comportamentais e pedagógicas para garantir a aprendizagem do aluno”, explica.
Ainda de acordo com ele, a importância de abordar estes assuntos no atual contexto se dá em dois aspectos: o primeiro é fornecer ao professor técnicas que propiciem o engajamento dos alunos na sala de aula. “Ter a disciplina, a atenção do aluno é o maior desafio enfrentado pelos docentes”, acredita. O segundo é fornecer ao educador um melhor planejamento da sua aula, de modo que ele consiga transformar o aluno em estudante. “O aluno é um papel social, só existe aluno quando há professor. Mas o aprendizado é individual. Cada um tem um papel essencial na formação do seu próprio conhecimento”, acredita Gervázio.