Vivemos a pior fase da pandemia no Brasil. Um ano depois da chegada do novo coronavírus, parece que o pesadelo que assola a população só aumenta. Com índices crescentes e alarmantes, cidades estão fechadas, comércios praticamente sem funcionar e pequenos empresários segurando as pontas da forma que conseguem. O impacto disso para famílias inteiras é enorme. No setor de bares e restaurantes, por exemplo, as estimativas indicam que mais da metade não vai resistir à crise. A situação só não é pior graças à solidariedade do brasileiro. Empresas do setor se mobilizaram para reduzir o impacto da crise para esses pequenos empresários. Foi o caso do #GPcomVC, programa desenvolvido pelo Grupo Petrópolis (que tem as marcas Itaipava, Petra, Black Princess, energético TNT, entre outras) para auxiliar bares, botecos e restaurantes atingidos pela pandemia.

O #GPcomVC foi criado em setembro de 2020 e de lá para cá mobilizou esforços em todo o Brasil. No total, 40 mil estabelecimentos foram beneficiados nas cinco regiões do país, sendo 400 deles com ações especiais – inclusive de reconstrução total. Foram mais de R$ 40 milhões de reais apoiados pelo programa, sendo mais de três milhões exclusivamente para investimentos em infraestrutura, pagamento de contas atrasadas e folha de pagamento dos estabelecimentos. Nesse intervalo, mais de 127 mil kits de EPI´s foram doados, além de 3 mil litros de azeite de dendê direcionados à Associação das Baianas de Acarajé (ABAM). O programa beneficiou diretamente 40 mil famílias desses parceiros, gestores dos bares, botecos e restaurantes. Estima-se que outras 160 mil famílias – dos funcionários de cada um desses locais – tenha sido beneficiada de forma indireta.

“Falar de quanto o Grupo Petrópolis está orgulhoso de como o programa #GPcomVC conseguiu avançar e ajudar bares e restaurantes em tempos tão difíceis é pouco. Estamos realmente felizes de ter contribuído para a continuidade desses parceiros”, comenta Eliana Cassandre, Head de Marketing do Grupo Petrópolis. Continuidade de negócios que se viu em todo o Brasil, mesmo com todos os obstáculos.