Embaixadora da gastronomia baiana, a chef Tereza Paim abre as portas do seu restaurante, Casa de Tereza, no dia 28 de março para, junto aos chefs estrelados Vitor Sobral, embaixador da cozinha portuguesa para o mundo, e o angolano Helt Araújo – uma estrela Michelin –, assinar a seis mãos o evento gastronômico de abertura da primeira edição do Festival da Língua Portuguesa – FELPO, evento internacional, que nasce na Bahia e será realizado em Salvador, de 28 a 30 de março, como um presente à cidade pelo seu aniversário de 470 anos. O evento terá como carro-chefe um elaborado menu degustação com pratos dos três países e bebidas incluídas, a R$240, por pessoa. As vagas são limitadas e as reservas já podem ser feitas nos números 71. 3329-3016 ou 99170-6475 ou ainda pelo email comercial.casadetereza@gmail.com.
A noite será de festa e comemoração, afinal o Casa de Tereza foi escolhido para sediar o acontecimento por ser um restaurante que representa a cozinha baiana com legitimidade, preservando as tradições dos sabores e saberes da Bahia. Cantores baianos, como Saulo, Magary Lorde Daniela Mercury, se unirão aos músicos portugueses Antonio Zambujo e Ana Moura e o angolano Paulo Flores, para dar o tom musical da noite. O artista visual baiano, Bel Borba, o escritor paulista Ricardo Viel, e o baiano Itamar Vieira Júnior, vencedor do Prêmio Leya 2018, também estão entre as presenças confirmadas.
“É a primeira vez que a capital baiana e o mundo ganham um evento importante como este, no qual a culinária dos continentes sul-americano, europeu e africano estará unida, tendo como fio condutor a Língua Portuguesa”, afirma Tereza. Além de Salvador, ainda neste ano, o Festival terá ainda edições em Lisboa, no mês de setembro, e em Maputo, Moçambique, no final do ano. Em 2020 Luanda e Macau sediarão o evento.
O Festival da Língua Portuguesa reunirá gastronomia, música e literaturas brasileira, portuguesa e africana, com uma diversificada programação que, além do evento na Casa de Tereza, inclui um concerto musical no Farol da Barra, e uma feira de troca de livros, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.