Desde setembro, a Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) vem sendo palco para uma diversa programação de retomada, reintegrando artistas e públicos na rotina do espaço, totalmente reformado. Em janeiro e fevereiro de 2019, uma agenda complementar garante a continuidade desta ocupação especial, apresentando concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), três diferentes espetáculos do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), temporada da peça “Em Família” e show do artista baiano Paquito.
“Em Família” e o cantor Paquito foram suplentes da Convocatória Especial Nova Sala do Coro – Ocupação da Pauta Artística da Nova Sala do Coro do TCA, que, nos últimos três meses, já dispôs ao público 80 sessões de 27 projetos artísticos selecionados, juntamente com a OSBA, o BTCA, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e as Escolas de Dança e de Música da Funceb.
“Em Família” é a nona montagem da companhia de teatro Os Argonautas, fundada em 1999, abrindo as comemorações dos seus 20 anos de existência e dos 80 anos do ator Harildo Deda, que protagoniza o espetáculo ao lado de Neyde Moura. A direção é de Marcelo Flores e o texto, de Oduvaldo Vianna Filho. A peça, que se passa nos anos 1970, narra a vida do casal de idosos Dona Lu e Seu Sousa, que são despejados da casa onde moravam por não terem condições financeiras para mantê-la. Com leveza e humor, o texto expõe o problema da velhice, da crise econômica vigente e do sistema previdenciário, ao denunciar as dificuldades de se viver em uma sociedade que marginaliza os mais velhos. A temporada de sete finais de semana vai de 11 de janeiro a 24 de fevereiro, de sexta a domingo.
No dia 15 de janeiro, “Paquito simplesmente” é o título do show do cantor e compositor Paquito, gravado, entre outros, por Maria Bethânia, Jussara Silveira, Daniela Mercury e Emanuelle Araújo, parceiro de gente como Gerônimo, Ronei Jorge, Arto Lindsay, Chico César e Fernando Pessoa. Paquito, que se define “ancorado na tradição mas com desvios estéticos de conduta”, está de volta num trabalho autoral e, dez anos após lançar seu último CD, apresenta as canções do próximo disco, ainda em fase de produção.
A OSBA apresenta seus diversificados concertos, nesta sala mais aconchegante e intimista, nos dias 8 e 9 de janeiro e depois em 13 e 14 de fevereiro.