No mês em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, a importância da alimentação saudável e balanceada ganha ainda mais força. Escolher alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, proteínas de baixa caloria, além da diminuição do consumo de açúcar é fundamental para o bom funcionamento do organismo, o que evita doenças e promove mais qualidade de vida. Porém, apesar disso, muitas pessoas enfrentam dificuldade em manter uma alimentação equilibrada.
De acordo com Pedro Lisboa Pina, sócio da Palato Especiarias, referência em produtos naturais e óleos essenciais, isso se deve, em parte, à concepção equivocada de que um alimento, por ser saudável, não é saboroso. “Muitas pessoas têm a ideia de que algo saudável não pode ser gostoso, um pensamento bastante equivocado, afinal de contas, existe uma variedade de produtos mais saudáveis e que conquistam o paladar, como os chocolates ao leite 70% cacau, banana chips natural para quem não dispensa um doce, por exemplo, e que podem ser facilmente incluídos na rotina alimentar.”, afirma.
Ainda segundo o empresário, conseguir se alimentar bem é uma questão de adaptação e de se permitir experimentar outras opções. “Manter uma alimentação balanceada requer foco para que se torne um hábito. Na Palato Especiarias, por exemplo, oferecemos opções diversas para todos os gostos e contamos com uma nutricionista em nossas lojas que dá toda a orientação e dicas ao cliente sobre a melhor forma de combinar os alimentos”, acrescenta.
Pina lista os grãos e sementes, como linhaça, chia, aveia, as oleaginosas, além dos itens sem glúten e sem lactose como os mais procurados no dia a dia da loja.