Na rotina das escolas, questões emocionais de pais, alunos e professores estão cada vez mais comuns, especialmente após meses de distanciamento social provocado pela pandemia. Com o objetivo de fortalecer o trabalho com as competências interpessoais, o Villa Global Education realiza neste sábado (16) a formação “Um panorama dos problemas de convivência na escola e as possibilidades de intervenção pedagógica”, voltados para a equipe pedagógica do Colégio. A atividade será ministrada pela Doutora em Educação pela FE/UNICAMP, Lívia Maria Ferreira da Silva.

“O papel da escola é sempre de prevenção. É importante uma formação para competências socioemocionais, pois elas são requeridas no dia-a-dia”, declara a especialista. “A gente vai conversar sobre os diferentes tipos de convivência e questões de saúde mental. É importante capacitar os professores para identificar as diferenças e possibilidades de intervenção em cada caso”, conclui.

O encontro é uma das ações formativas que favorecem o trabalho do professor e desenvolvem a autonomia e as competências sociomorais e socioemocionais dos estudantes. “A proposta é discutir com os nossos professores as temas da saúde mental, mediação de conflitos e prepará-los para os desafios destes novos tempos. Vivemos um período singular da nossa história e é preciso reforçar as formações que abordam os conteúdos éticos, morais e emocionais”, diz Viviane Brito, CEO do Villa. A atividade acontece no Teatro da Cidade e são esperados cerca de 160 colaboradores, entre professores e outros profissionais.