A cada três segundos uma pessoa tenta se matar. A cada 40 segundos alguém se mata. A comunidade médica não tem dúvida: trata-se de um problema que precisa ser contido. Pensando nisso o Espaço Nelson Pires – que atua com assistência em saúde mental em Salvador – promove o II Simpósio de Prevenção do Suicídio, no dia 07 de setembro (sábado) no Hotel Quality. O evento é parte das ações do ENP pelo “Setembro Amarelo”- mês de conscientização de combate ao suicídio – e reúne profissionais de destaque nacional na capital baiana para debater o tema. As inscrições acontecem através do link https://espaconelsonpires.com/.

Entre os nomes confirmados para o evento está o do precursor do “Setembro Amarelo” no Brasil, o psiquiatra cearense Fábio Gomes de Matos e Souza. Ele é Dr/PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo e atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, membro dos corpos editoriais da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Jornal Brasileiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Revista de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Quem também vai marcar presença no simpósio é a médica Alexandrina Meleiro, doutora em psiquiatria pela USP e coordenadora da Comissão de Estudo e Prevenção do Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Leonardo Baldaçara é mais um dos psiquiatras confirmados no simpósio. Leonardo é Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp, coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da Associação Brasileira de Psiquiatria e autor do livro Emergências Psiquiátricas. Irismar Reis é mais um psiquiatra convidado e atua com Doutorado e Livre Docência pela UFBA. Formado em Psiquiatria pela Universidade René Descartes e em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, atualmente é professor permanente de pós graduação na UFBA e professor adjunto do Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Universidade do Texas. Também é o criador da Terapia Cognitiva Processual. Humberto Corrêa também estará presente no evento. Ele é Psiquiatra, Doutorado em Ciências Biológicas, professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, foi presidente da Rede Mundial de Suicidólogos (2008-2010), Presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia (2016-2018) e Presidente da Associação Brasileira para o Estudo e a Prevenção do Suicídio (2015-2018).