CAIXA Cultural Salvador apresenta “80 Bênçãos – Baden Powell”, projeto que reúne grandes intérpretes da cena musical brasileira para celebrar os 80 anos do compositor e violonista. As apresentações acontecem entre 8 e 10 de dezembro, em quatro sessões, com ingressos a preços populares.
Inédito em Salvador, o show conta com a participação de quatro aclamados intérpretes da atual cena musical brasileira. Fabiana Cozza, premiada como Melhor Cantora de Samba na 23º edição do Prêmio da Música Brasileira, e Marcel Powell, filho de Baden Powell, com quem aprendeu a arte e a técnica do violão, participam de todas as apresentações. Na sexta-feira, o guitarrista e violonista Victor Biglione se junta à dupla, enquanto Amilton Godoy, músico fundador do Zimbo Trio e grande referência da música instrumental brasileira, participa das apresentações no sábado e domingo.
Os shows percorrem a trajetória de Baden, que é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos e um dos compositores mais expressivos da música brasileira. O repertório passa por canções que marcaram a história da música, como “Refém da Solidão” (Baden Powell), “Violão Vadio” (Baden Powell/Paulo César Pinheiro), “Deixa” (Baden Powell/Vinícius de Moraes), “Consolação” (Baden Powell/Vinícius de Moraes), “Berimbau” (Baden Powell/Vinícius de Moraes), “Samba da Bênção” (Baden Powell/Vinícius de Moraes) e outras pérolas.
O projeto também visita os “Afro-sambas”, influenciados por elementos da sonoridade africana, pelos sambas-de-roda da Bahia, cantos do candomblé e toques de berimbau, que representaram um marco na trajetória de Baden e nas suas parcerias com Vinicius de Morais. O disco é considerado por muitos críticos como um divisor de águas na Música Popular Brasileira.