Pela primeira vez em Salvador, o Coletivo DMV22 apresenta o espetáculo de dança “Movimento I, Parado é Suspeito” no Teatro do Goethe-Institut/ICBA – Corredor da Vitória, no dia 14 de dezembro, quarta-feira, às 20 horas. A criação coreográfica tem como ponto de partida a frase “Negro parado é suspeito, negro correndo é ladrão” para dar vazão a um estudo sobre dar sonoridade ao corpo e corpo ao instrumento. Permite questionamentos em um trabalho que parte das sonoridades do passado e continuam a gritar no presente. Além do espetáculo, uma oficina gratuita será oferecida para bailarinos e atores, no dia 13 de dezembro, das 18h às 22h.
Para participar da oficina, os interessados deverão acessar o site do Goethe Institut (https://www.goethe.de/bahia), no qual será possível dispor os dados do candidato, além de inserir breve currículo e responder a pergunta provocadora: O que seria para você afrotranscender?. Na oportunidade, os participantes poderão experimentar alguns elementos do processo criativo do espetáculo, tais como: dar voz/ gritar as marcas, cicatrizes e feridas do corpo; descontruir o corpo colonizado ou treinado; compor um novo movimento. A oficina terá carga horária de 4 horas de duração.
“Movimento I” tem como partida os lugares dos sujeitos cuja origem está na diáspora africana: dos contadores de histórias, que os livros escolares calam, até às abordagens policiais que suspeitam de um negro correndo. A montagem evoca um mergulho na origem, uma busca pela oralidade, a capacidade de contar e recontar o novo. Faz-se presente na montagem a percussão, incorporada também como uma qualidade de movimento, como uma memória corporal.
Serviço:
Espetáculo Dança “Movimento I, Parado é Suspeito”
Onde: Teatro do Goethe-Institut/ICBA – Corredor da Vitória
No dia 14 de dezembro, às 20 horas
Ingressos: R$10,00 / R$5,00 (meia entrada)
Oficina
Movimento 1. Parado é Suspeito
Dia 13 de dezembro, das 18 às 22 horas
Onde: Teatro do Goethe-Institut/ICBA – Corredor da Vitória
Inscrições: por meio de preenchimento de formulário, no site https://www.goethe.de/bahia.
Ficha Técnica
Direção: Mário Lopes
Concepção: Denilson Oliveira e Mário Lopes
Assistente de Direção: Toshiko Oiwa
Trilha Sonora: Denilson Oliveira, Lenna Bahule e Ota Carvalho
Interpretação: Denilson Oliveira, Lenna Bahule, Mário Lopes e Ota Carvalho
Orientação Coreográfica, preparação corporal e concepção de luz: Toshiko Oiwa
Pesquisa e Provocações: Isabel Hölzl e Regina Garcia
Vídeo: Victor Pardinho
Câmera e fotografia: Danilo Carneiro
Figurino: Du Carmo