CollaBaiana é o nome do novo disco dos DJs e produtores musicais Telefunksoul e Werson, que chega ao Soundcloud e Youtube de ambos para download grátis no dia 1º de fevereiro. Inquietos musicais, os amigos seguiram firmes na conexão Salvador-Juazeiro, com direito à trocas incessantes de arquivos pela internet e muitas horas dedicadas aos arranjos para criar o projeto de tributo ao pop e rock brasileiros dos anos 80 e 90.
O trabalho traz como base a musicalidade baiana, sem rótulos ou preconceitos de época ou gênero. “A onda do disco é mostrar a versatilidade da música baiana, sua capacidade de combinar com qualquer tipo de música, seja reggae, pop ou rock. Ela se adapata, encaixa em qualquer sonoridade, até metal”, explicam Telefunksoul e Werson.
Assim, ritmos como arrocha, pisadinha, pagode, dancehall, reggae, rock e pop se misturam às vozes de Nancy Viégas, Viva Varjão, Endy Oliver, Marcela Bellas, Claudia Cunha e Lorenight. O disco é resultado da soma desses e de outros talentos, inspirando o nome collaBaiana, unindo collab com baianidade. “Esse projeto é interpretado somente por mulheres da cena musical de Salvador, com muito grave e suingue baiano. Mais um pra conta do movimento musical Bahia Bass”, acrescenta os DJs e produtores.
O disco contém sete faixas em versões tributo as grandes bandas e cantores da época. Nancy Viégas abre os trabalhos emprestando sua voz à Boombril, versão do hit dos Paralamas do Sucesso. A faixa 2 traz Sonyferah cantada por Viva Varjão relembrando a letra dos Titãs. Veneno$a foi a escolha de Endy Oliver, no tributo ao Herva Doce. A inesquecível Nayambing Blues, de Sine Calmon & Morrão Fumegante, virou Trem du Amô através de Marcela Bellas, com participação especial Normando Mendes no trompete.
A quinta faixa é uma das mais dançantes do disco. Lorenight arrasa em MetroDança, no tributo à Banda Metrô. De arrepiar a versão de Tempo Perdido, do Legião Urbana, que foi transformada pelos DJs em Tão Xóvens e cantada por Claudia Cunha. Para arrematar o disco, Marcela Bellas, Claudia Cunha, Lorenight e Viva Varjão voltam na sétima faixa com Toka Raul, numa bela homenagem ao Maluco Beleza.”