Com as caçarolas aquecidas e perfumadas pela boa gastronomia, a primeira edição do Festival Tempero Bahia, conta com a parceria da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), que trará para Salvador chefs de outros estados. A partir do tema ‘Baía de Todos os Santos – da carne de fumeiro aos frutos do mar’, os ‘mestres-cucas’ convidados e os locais prometem um verdadeiro intercâmbio gastronômico, assinando pratos que estarão no cardápio de 23 restaurantes, de Itapuã até o Centro Histórico, entre 14 e 24 de setembro.
Dentre os chefs convidados, o gaúcho Alexandre Sharin, que pilota o restaurante indiano Sharin, em Porto Alegre, assumirá a cozinha do Lôro Stella Maris, na praia de Stella Maris. A chef paulista Ana Bueno, proprietária do Restaurante Banana da Terra, em Paraty, no Rio de Janeiro, preparou com muito carinho o prato De Aninha para Tereza, para o restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, da chef e amiga Tereza Paim. Dono do restaurante tailandês Sawasdee, no bairro do Leblon, o chef carioca Marcos Sodré criou o Xinxin do Oriente com Efó de Taioba e Sambalele de Coco, que será servido no Restaurante Passeio da Vitória, no Sheraton da Bahia Hotel.
Responsável pelas delícias do Donna Jô, na Praia de Manguinhos, em Búzios, no Rio de Janeiro, a chef Joana Gallo, é quem estará no Mistura de Itapuã. Já no Mistura Contorno, o chef sergipano Elismar Anselmo, se junta à titular da casa, Andréa Ribeiro, para a quatro mãos elaborarem o Arroz São Francisco do Conde, à base de aratu, camarão e carapeba, com vinagrete de andu, e farofinha de beiju com dendê. Além de trazer chefs renomados para o Festival, a parceria com a ARBL ainda rende bons frutos para o Tempero Bahia. Um deles é o Prato da Boa Lembrança, que será entregue como brinde a quem pedir os pratos criados para o Tempero Bahia nos restaurantes participantes, no período do evento.