Um dos nomes mais conhecidos do teatro brasileiro, o diretor José Celso Martinez protagoniza nesta sexta-feira (13) o episódio Ser Visceral da série Memórias do Brasil, a partir das 20h30, no canal Arte 1. O especial resgata lembranças da trajetória pessoal e profissional do diretor, como a do ambiente em que José Celso nasceu e cresceu, suas inspirações, além de reunir depoimentos de profissionais da área, como o crítico de teatro Wellinton Andrade.
A irmã de José, Lala Martinez, também entra em cena lembrando as histórias da infância dos dois. A prisão durante a ditadura militar no Brasil é trazida no especial nas falas de José Celso e sua irmã, Lala. O episódio tem direção de Walkíria Hamu e roteiro de Tiago Costa Pinho e Vânia Lima.
Desde agosto em cartaz no Arte 1, a série Memórias do Brasil é assinada pela produtora baiana Têm Dendê e conta com episódios gravados na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Além do episódio em homenagem a José Celso, a série documental revela as memórias de nomes como Tuzé de Abreu, Nelson Rufino, Nildão, Gerônimo, Lia de Itamaracá, Lia Robatto e Mara Sales. O programa tem direção geral de Vânia Lima e direção de episódios de Walkiria Hamu, Diogo Oliveira e Rodrigo Luna.
Memórias do Brasil é exibida toda sexta-feira, às 20h30, nos canais por assinatura Sky – 81; Net HD – 553; Claro TV HD – 553; Oi TV – 85; GVT – 84; Vivo TV – cabo 102; satélite 555; fibra 627. As reapresentações são aos domingos, às 18h.