O “Expo Brasil” abre seus eventos quarta-feira, 30 de agosto, na Newark City Hall com a exibição que destaca o papel significativo da mulher na sociedade brasileira, “Mulheres de Poder” e de Axé”. Outras atividades, incluem palestras, performances musicais, exibição de filmes, debates e lançamento de livro
A exposição destaca a coragem das guerreiras de Tejucupapo (vila do século XVII, distante 60 km do Recife), da baiana Maria Quitéria e da africana Luísa Mahin.Bonecas das guerreiras do período colonial, vão compor o ambiente que também traz a exposição de fotografias de brasileiras que lutam por um mundo melhor e fazem a diferença na sociedade. Os cliques são de fotógrafos brasileiros Luiz Ribeiro e Uran Rodrigues.
A segunda parte da exposição aborda a força sagrada e espiritual de algumas das “Yabás”, deusas africanas que foram escolhidas pela popularidade e por serem homenageadas anualmente no calendário oficial da cidade de Salvador.
Oxum, Iemanjá e Iansã tornaram-se populares pelas graças alcançadas a seus devotos. A miscigenação e integração dessas deusas com as santas do catolicismo, se transformou em uma grande celebração popular em alguns estados no Brasil registradas nas fotografias de Uran Rodrigues.