Com o tema Deusas das Águas – Oceanos, Rios e Lagos, o Olodum já tem data para as suas tradicionais terças. O dia 16 de janeiro foi escolhido para estrear o evento que tradicionalmente acontece na praça Tereza Batista, a partir das 20 horas. Neste dia, a banda do Pelourinho apresentará seu tema do Carnaval 2018, que fala das deusas das águas abordando o papel social da mulher, bem como a crise hídrica e o dever em ter consciência na sociedade moderna.
A água é um imprescindível recurso natural, considerado como estratégico em razão da sua importância para a vida das pessoas e das sociedades e também por não se distribuir de forma igualitária no globo. No candomblé a Água esta essencialmente associada aos Orixás Oxum, senhora dos rios, do ouro, deusa das riquezas matérias e espirituais, dona do amor e da beleza e Iemanjá, senhora dos mares dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.
Deusas e orixás estão desde que chegaram ao Brasil ligadas ao empoderamento feminino, pois concediam o poder de participação social às mulheres. Assim, o Olodum leva para a avenida todas as Deusas, Senhoras, mitos ond