Após abertura oficial hoje (24), às 19h, no Auditório do SINDUSCON (Rua Minas Gerais, Pituba), com presenças confirmadas de Jorge Soto (Braskem), Álvaro Oyama (Instituto Fábrica de Florestas), André Palhano (idealizador da Virada Sustentável), André Fraga (Prefeitura de Salvador | Secretaria Cidade Sustentável), além de representantes da Vivo, Coelba e Governo do Estado da Bahia, a programação da Virada Sustentável Salvador começa nesta sexta (25) com uma super programação gratuita de shows musicais, apresentações teatrais, instalações, exposições, literatura, ações sociais, além de debates e oficinas, que reforçam a importância de atitudes sustentáveis em nosso dia a dia.

O evento, uma realização do Instituto Fábrica de Florestas, em parceria com a Virada Sustentável, durará três dias, até domingo (27), em vários pontos da cidade, como Jardim Botânico, Parque Costa Azul, Parque da Cidade, Parque de Pituaçu e Parque São Bartolomeu, como um grande festival de mobilização e educação para a sustentabilidade.

Na sexta-feira, 25 de novembro, primeiro dia da Virada Sustentável Salvador, está prevista programação principalmente no Parque da Cidade, no Parque São Bartolomeu, no Parque de Pituaçu e Jardim Botânico.

SHOWS – Toda a programação da Virada Sustentável acontece em torno do tema principal da Sustentabilidade, até mesmo os shows musicais e ações culturais, como a apresentação de Peu Meurray, amanhã (25), às 16h, no Parque da Cidade. O músico, compositor e artista plástico apresenta show com instrumentos produzidos à base de pneus gastos e retirados do lixo. A fusão dos instrumentos convencionais com os reciclados é o diferencial que Peu promete para a sua “orquestra inusitada”, que ele apresentará com convidados especiais.

Além de programação lúdica e musical, a primeira Virada Sustentável Salvador promoverá uma série de Rodas de Conversas, concentradas no Parque da Cidade (Auditório Parque Social), sempre pela manhã e à tarde – das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. No primeiro dia, a programação será aberta, pela manhã, com o tema “Águas da Bahia – Rio São Francisco, Paraguaçu e Salvador”, com participações confirmadas de Otto Alencar (Senador da República), Luciana Khoury (Promotora de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso e Coordenadora do Núcleo do São Francisco no Ministério Público da Bahia), Luiz Viana (Presidente da OAB) e Fabio Acerbi (Diretor de Relações Corporativas da Coca-Cola/Solar).

Na sessão da tarde, o tema debatido será “Comunicando a Sustentabilidade”, com participações de Juca Cunha (Diretor da Ser), André Palhano (Jornalista e Idealizador da Virada Sustentável), Mira Silva (Diretora do Programa Aprovado da Rede Bahia), Nelson Pretto (Professor da UFBA). Jorge Soto (Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem) ficará responsável pela mediação.

“A Virada Sustentável é um festival que procura inspirar o público para uma nova visão de mundo, mais inteligente e sustentável, a partir de uma abordagem positiva e atraente, usando a arte, o lúdico, como ferramentas principais. Realizar uma edição em Salvador sempre foi um sonho para nós”, explica André Palhano, da Virada Sustentável.

VIRADA SUSTENTÁVEL – Em sua primeira edição em Salvador, o evento, realizado pelo Instituto Fábrica de Florestas, conta com Marketing Cultural da Caderno 2 Produções e é apresentado pela Braskem e Governo da Estado da Bahia, com patrocínio da Coelba e Vivo, através do FazCultura. A Virada também conta com o Apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria Cidade Sustentável.

PROGRAMAÇÃO:

Virada Sustentável Salvador

25, 26 e 27 de novembro

Visitação Gratuita

Programação em anexo e no http://viradasustentavel.com/salvador/