Com formação em música erudita começou a compor ainda na infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1950, tocando modinhas e trovas num estilo suave.
Nos anos 60 montou um circo nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Corte de Cantagalo. Ali apresentou seu show Menestrel, Maldito. Conforme o próprio Juca, o nome do circo era uma sigla: S de “snob”, D de “divino Dener“, R de “ralé”, U de “uanderful”, W de “water-closet”, S de “Sdruws mesmo”.
O humorista costumava contar a seguinte sobre o Sdruws, perto do qual ficava uma favela. Juca convidava para o circo políticos, empresários, também o pessoal da alta sociedade carioca e antes da primeira apresentação, resolveu reunir os líderes da favela para lhes falar com franqueza, indo direto ao assunto: “Vim aqui para saber como vai ficar o negócio do roubo?”. Uma mulher baixinha, morena (líder da favela) foi logo respondendo com firmeza: “Olha aqui seu Juca, nós entendemos a sua preocupação e lhe agradecemos pela sinceridade, mas pode o senhor ficar tranquilo, porque a nossa comunidade já se garantiu, e pediu proteção à Polícia!”.
O Espetáculo “Juca Chaves em Rítmo de Lava-Jato”
Quando: 03 a 24 de setembro/16 – Todo sábado
Horário: 20h
Onde: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Salvador Shopping
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia).
Ingressos à venda na bilheteria do Teatro e no site ingressorápido.com.br
Classificação: 14 anos.