Na próxima sexta, 2 de setembro, a Galeria Acbeu inaugura mais uma exposição, dessa vez para mostrar o trabalho do artista visual Mário Vasconcelos, um jovem soteropolitano da gema que ainda vai completar 30 anos em 2017. Do Existencial é o título da mostra que terá vernissage para convidados das 19h às 22h e estará aberta ao público a partir do dia seguinte, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. Com curadoria de Eriel Araújo, a exposição é composta por esculturas cerâmicas, instalações, líquidos e luzes e cumpre temporada, até 1º de outubro.

image

As obras expostas, segundo o autor, resultam de interpretações pessoais sobre narrativas da diáspora africana e de discussões sobre o campo simbólico e o transcendental, reunindo um conjunto de experiências que atravessam valores inerentes ao Sagrado e à Arte. Ele explica que o trabalho é resultado da pesquisa que vem desenvolvendo há dois anos, a partir dos mitos afro-brasileiros e possíveis ressignificações dadas em interpretações escultóricas. Para tanto, ele escolheu procedimentos cerâmicos para apresentar, na sua visão, os valores culturais e simbólicos. Outro elemento que está presente é a água, que possui significativa ligação com os princípios da vida e do caráter feminino, algo que o seduz e norteia suas escolhas para a construção de narrativas poéticas.

image

Do Existencial é a primeira exposição individual do artista em Salvador, cidade onde nasceu. Na capital baiana tem participado de diversas exposições coletivas, conquistado prêmios e reconhecimento. Dentre as participações vitoriosas destaca o 4º Salão de Artes EBA-UFBA onde foi premiado. Graduando em Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes – UFBA, foi bolsista pesquisador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC, onde desenvolveu processos criativos, tendo como objeto de pesquisa as insígnias da diáspora africana e o sublime contemporâneo, apoiando-se no universo cultural afro-brasileiro como veículo de inspiração e interpretação. Mário Vasconcelos é integrante do coletivo de artistas Identidade e recentemente participou da convocatória pública para produção do troféu para o Festival de Música Universitária de Salvador – MUSA 2016, ficando em 2º lugar pelo voto público, além de ter recebido menção honrosa.

image

Mário Vasconcelos

Mário Vasconcelos