No próximo sábado, dia 24, meu amigo, o ‘’mago’’ da Longevidade Saudável, Victor Sorrentino desembarca na capital baiana para uma palestra com o tema, “Equilíbrio metabólico: o segredo para controle do estresse e gerenciamento do peso”. O evento que acontecerá no Portobello Ondina Praia Hotel em Ondina, é promovido pela Farmácia Elementar.
Eu conversei com o um pouco com o Victor e mostro agora esse bate-bola sobre vida saudável, confiram …
1 – Ao longo dos últimos 10 anos, a medicina sofreu uma espécie de Revolução, saindo daquele aspecto meramente terapêutico, e iniciando um entendimento preventivo, cuidar antes do adoecer. O que você acha que motivou esta mudança brusca ?
????”As pessoas começaram a buscar outras formas de alcançar saúde, pois perceberam que houve um aumento significativo na incidência de doenças e, muitas delas, passaram a atingir públicos cada vez mais jovens (o que não se via no passado). Enxergar que simplesmente ficar aguardando que doenças se instalem para buscar tratamentos não é o caminho correto, era questão de tempo. Passamos muito tempo sob o efeito da cortina que a indústria farmacêutica “instalou” sobre os olhos da população em geral, desde profissionais de saúde, até pacientes.
As medidas tradicionais não estão sendo efetivas para diminuir os problemas de saúde, portanto houve um resgate ao conhecimento que se tinha há milhares de anos, de medicinas mais antigas, que se baseiam em melhorar hábitos de vida e utilizar aquilo que a natureza nos dá como “remédio natural”, ou seja, desde fitoterápicos, vitaminas, até alimentação como um todo, para unir aos conhecimentos da medicina moderna, que enfatiza unicamente o uso de medicamentos como solução.
Esta união é extremamente favorável e a força de seus resultados é que falam por si, fazendo com que o movimento não seja meramente transitório, mas consistente e tenha vindo para ficar.”
2 – No seu caso, quando surgiu o interesse profissional pela ‘’Longevidade Saudável” ?
????”Geralmente temos oportunidades na vida, que podem ser enxergadas como obstáculos, como momentos ruins, ou como janelas que se abrem. Como médico, passei pela situação de ser paciente e procurar otimizar a minha saúde, em momento de dificuldades em manter-me sentindo-me saudável. Quando procurei em grandes professores, as únicas respostas que obtive fora que eu não estava doente. Mas na realidade o que eu buscava não era saber se estava ou não doente, mas sim, o que poderia fazer para sentir-me melhor, com mais saúde, visto que alergias, baixa imunidade, falta de disposição e de atenção, estavam dificultando minha rotina de vida.
Foi o momento em que de-me conta de que a medicina não estava preparada para cuidar da saúde das pessoas, mas unicamente em aguardar estarem doentes para então tratar. E já que até mesmo um diagnóstico de doença eu tive, mas que no entanto sei hoje que nunca tive tal alteração, passei a procurar na época onde poderia encontrar informações a respeito de formas para melhorar, otimizar a saúde de um indivíduo. Encontrei: precisava aprender a guiar os hábitos de vida, o estilo de vida, a alimentação, as atividades físicas, o sono, o gerenciamento do estresse, compreender de fisiologia, bioquímica, de suplementação, enfim, um mundo que verdadeiramente desconhecia.”
3 – Você acha que hoje as pessoas cuidam-se mais ?
????”A força das redes sociais está definitivamente modificando a forma com que as informações são divulgadas. Antigamente, as únicas formas de se obter informações eram através de meios de comunicação, sabidamente influenciadas pelas indústrias farmacêutica e alimentícia pela necessidade de “políticas de boa vizinhança” por patrocinador e patrocinado, ou então diretamente através do médico, pois era o que tinha acesso aos estudos e livros.
Hoje, basta ter interesse, pois as redes e a internet democratizou o conhecimento a todos os que têm intenção de saber sobre saúde. Portanto, naturalmente as pessoas estão se cuidando mais, uma vez que estão tendo acesso a toda informação que era praticamente indisponível, além de toda história da percepção sobre a necessidade de se fazer algo para mudar o quadro catastrófico de saúde que o mundo está.”
4 – Custa caro ‘’VIVER MELHOR” ?
????”A impressão de que viver melhor depende de se ter mais dinheiro é parcialmente verdadeira. Na realidade, o que acontece é que quanto mais comida de verdade comemos, menos gastos desnecessários temos, portanto o fato é que se alimentar corretamente é sem sombras de dúvida, mais barato. Entretanto, o acesso a profissionais de saúde que pensem de forma interativa, de forma mais ampla, não é e nem tem como ser simples. Primeiramente pois ainda são poucos os médicos com esta visão, que depende de vasta dedicação e investimento de dinheiro em cursos e aperfeiçoamento. Segundo, porque as consultas necessitam ser longas e detalhadas, sendo assim, requerem também mais custos aos pacientes. Além disto, quando necessária, a suplementação também ainda não tem tanta acessibilidade em termos de custos em nosso país, então enquanto pensamos unicamente em alimentação adequada, é simples e barato. A partir do momento em que há necessidade de profissionais capacitados, os custos se elevam.
Mas, como muitos pensam e têm consciência, o investimento em saúde é recompensador, uma vez que se investe em saúde e bem estar, evitando gastos com doenças e medicamentos.”
5 – Se você pudesse citar três hábitos digamos, imprescindíveis, para uma vida saudável, quais seriam ?
????” Atividades físicas regulares / diminuição no consumo de refrigerantes, sucos industrializados e alimentos processados industrializados, principalmente farináceos / Busca pela gestão do estresse incluindo a conexão com o amor e as boas energias.”
6 – Em Salvador você trará a longevidade saudável ao centro da discussão, fala um pouco deste evento tão aguardado na capital baiana !
????”Será minha terceira participação em eventos na cidade como palestrante. Há muitos anos, ministrei aula ainda em evento de Cirurgia Plástica. Posteriormente, dei uma palestra no evento internacional TED, em um teatro em pleno Pelourinho, transmitida para o mundo todo, onde já abordei o tema longevidade, mas de forma mais sucinta e superficial, devido ao tempo e ao público. Desta vez, poderei aprofundar dois tópicos fundamentais para quem quer ter saúde e longevidade: gestão do estresse e gerenciamento do peso. É muito bom, pois assim com mais tempo conseguirei aprofundar mais e fazer com que as pessoas que ali estarão, compreendam a magnitude desta problemática e tenham acesso a toda bagagem que carrego sendo um médico que se dedica ao estudo e à prática clínica com muito amor à profissão.”
7 – Como meus seguidores e leitores podem acompanhar seu trabalho nas redes sociais ?
????”Instagram: @drvictorsorrentino
Fan Page Facebook: Victor Sorrentino
Snapchat: vicksorrentino
Youtube: Dr. Victor Sorrentino”