Cerca de 5 bilhões de pesquisas foram processadas pelo Google até as 17h da última quinta-feira, 27, segundo projeção ao vivo da Internet Live Stats. Acessado pela comunidade global, a expressão “Dá um Google” foi institucionalizada pelo número expressivo de internautas que procuram diariamente no buscador por localizações, lojas virtuais, avaliações sobre estabelecimentos e infinitas outras funções.
Diante de tantas ofertas e demandas no buscador, destacar-se em avaliações e alcançar a primeira página do ranqueamento acabou se tornando um desafio para empresários e empreendedores em todo o mundo. Compondo um território competitivo para lojistas, conquistar consumidores que trafegam na rede através das técnicas de “Search Engine Optimization” (SEO) e da ferramenta “Google Meu Negócio”, vem ajudando vendedores a conquistarem reconhecimento no mercado.
Segundo a consultora de marketing digital, Priscyla Caldas, o “Google Meu Negócio” remodelou o marketing boca a boca (buzz marketing) através de comentários fixados e média avaliativa — de 1 à 5 — dos estabelecimentos, além de contar com outras vantagens, como dispor a localização (endereço no Google Maps), informações, fotos e horário de funcionamento das empresas. Enquanto a ferramenta está agindo, a profissional explica que é necessário aplicar técnicas de SEO para os websites permanecerem nas primeiras páginas do buscador.
“Como as pessoas estão sempre com o celular na mão, assim que precisarem procurar por algo, seja empresa, serviço ou profissional, eles vão imediatamente pesquisar no Google. Existe também a busca no Instagram, que vem se popularizando, mas não se compara ao Google. Caso você (empresa) tenha uma visibilidade positiva no buscador, a probabilidade de ter um cliente fechado se torna muito maior, pois o Google já vai fazer uma apresentação/divulgação prévia dos seus serviços e produtos, antes mesmo de você chegar a falar com esse potencial cliente”, explica a profissional.
Buscador mais popular do mundo, o Google representa a maior fatia (92%) do mercado de “mecanismos de busca na internet”, conforme dados da StatCounter GlobalStats. Salientando a necessidade de ter presença no meio virtual, Priscyla afirma que as avaliações de um produto no Google influenciam o comprador a ponto de atiçá-lo à compra ou à desistência.
Ensinando a destacar lojas virtuais na web, Priscyla indica que as empresas devem, antes de tudo, se cadastrar na ferramenta gratuita “Google Meu Negócio”. Uma vez inseridas, a consultora de marketing digital explica que a avaliação de 5 estrelas deve ser uma necessidade, para não haver nenhum tipo de dúvidas no consumidor sobre a integridade da loja. Para contornar reclamações, a profissional aconselha estar sempre respondendo aos comentários fixados, explicando o ocorrido e redirecionando os clientes para outros canais.
“Para ter destaque, é preciso ter presença. Se colocar no Google é garantir que sua loja seja lembrada ou apresentada previamente para os internautas. É importante, nesse cenário manter a frequência das respostas nos comentários fixados, incluindo agradecimentos. Isso mostra que você está atento e que segue prestando um excelente atendimento para os clientes, incentivando novos interessados a buscarem mais informações sobre seus serviços”, elucida.
Ainda segundo a consultora, o uso do “Google Meu Negócio” deve estar aliado às técnicas de otimização de busca (SEO) para os sites — caso o comércio virtual tenha um domínio registrado na web. Priscyla recomenda que os gestores coloquem publicações no blog do site, com assuntos relacionados aos produtos e serviços comercializados, usando palavras-chave para que os internautas interessados na categoria de negócio sejam endereçados até a empresa em questão.
“Quanto mais você atualizar seu site e, o mesmo for encontrado e acessado, o Google vai entender que o conteúdo dele é relevante, consequentemente terá prioridade das buscas orgânicas, ou seja, aquelas que não são pagas. Isso é como se você ganhasse pontos no ranqueamento, dando prioridade ao seu negócio em relação a outras empresas que não fazem atualizações nem se preocupam com os conteúdos que precisam estar na página. Dessa forma, unir o SEO com as avaliações do ‘Google Meu Negócio’ garante uma margem maior de captação de clientes, pelo destaque positivo no buscador mais popular do mundo”, conclui.
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