Cerca de 5 bilhões de pesquisas foram processadas pelo Google até as 17h da última quinta-feira, 27, segundo projeção ao vivo da Internet Live Stats. Acessado pela comunidade global, a expressão “Dá um Google” foi institucionalizada pelo número expressivo de internautas que procuram diariamente no buscador por localizações, lojas virtuais, avaliações sobre estabelecimentos e infinitas outras funções.

Diante de tantas ofertas e demandas no buscador, destacar-se em avaliações e alcançar a primeira página do ranqueamento acabou se tornando um desafio para empresários e empreendedores em todo o mundo. Compondo um território competitivo para lojistas, conquistar consumidores que trafegam na rede através das técnicas de “Search Engine Optimization” (SEO) e da ferramenta “Google Meu Negócio”, vem ajudando vendedores a conquistarem reconhecimento no mercado.

Segundo a consultora de marketing digital, Priscyla Caldas, o “Google Meu Negócio” remodelou o marketing boca a boca (buzz marketing) através de comentários fixados e média avaliativa — de 1 à 5 — dos estabelecimentos, além de contar com outras vantagens, como dispor a localização (endereço no Google Maps), informações, fotos e horário de funcionamento das empresas. Enquanto a ferramenta está agindo, a profissional explica que é necessário aplicar técnicas de SEO para os websites permanecerem nas primeiras páginas do buscador.

“Como as pessoas estão sempre com o celular na mão, assim que precisarem procurar por algo, seja empresa, serviço ou profissional, eles vão imediatamente pesquisar no Google. Existe também a busca no Instagram, que vem se popularizando, mas não se compara ao Google. Caso você (empresa) tenha uma visibilidade positiva no buscador, a probabilidade de ter um cliente fechado se torna muito maior, pois o Google já vai fazer uma apresentação/divulgação prévia dos seus serviços e produtos, antes mesmo de você chegar a falar com esse potencial cliente”, explica a profissional.

Buscador mais popular do mundo, o Google representa a maior fatia (92%) do mercado de “mecanismos de busca na internet”, conforme dados da StatCounter GlobalStats. Salientando a necessidade de ter presença no meio virtual, Priscyla afirma que as avaliações de um produto no Google influenciam o comprador a ponto de atiçá-lo à compra ou à desistência.

Ensinando a destacar lojas virtuais na web, Priscyla indica que as empresas devem, antes de tudo, se cadastrar na ferramenta gratuita “Google Meu Negócio”. Uma vez inseridas, a consultora de marketing digital explica que a avaliação de 5 estrelas deve ser uma necessidade, para não haver nenhum tipo de dúvidas no consumidor sobre a integridade da loja. Para contornar reclamações, a profissional aconselha estar sempre respondendo aos comentários fixados, explicando o ocorrido e redirecionando os clientes para outros canais.

“Para ter destaque, é preciso ter presença. Se colocar no Google é garantir que sua loja seja lembrada ou apresentada previamente para os internautas. É importante, nesse cenário manter a frequência das respostas nos comentários fixados, incluindo agradecimentos. Isso mostra que você está atento e que segue prestando um excelente atendimento para os clientes, incentivando novos interessados a buscarem mais informações sobre seus serviços”, elucida.

Ainda segundo a consultora, o uso do “Google Meu Negócio” deve estar aliado às técnicas de otimização de busca (SEO) para os sites — caso o comércio virtual tenha um domínio registrado na web. Priscyla recomenda que os gestores coloquem publicações no blog do site, com assuntos relacionados aos produtos e serviços comercializados, usando palavras-chave para que os internautas interessados na categoria de negócio sejam endereçados até a empresa em questão.

“Quanto mais você atualizar seu site e, o mesmo for encontrado e acessado, o Google vai entender que o conteúdo dele é relevante, consequentemente terá prioridade das buscas orgânicas, ou seja, aquelas que não são pagas. Isso é como se você ganhasse pontos no ranqueamento, dando prioridade ao seu negócio em relação a outras empresas que não fazem atualizações nem se preocupam com os conteúdos que precisam estar na página. Dessa forma, unir o SEO com as avaliações do ‘Google Meu Negócio’ garante uma margem maior de captação de clientes, pelo destaque positivo no buscador mais popular do mundo”, conclui.

Para mais informações sobre marketing digital, acesse www.arunamarketing.com.br.