No verão, ainda mais em uma cidade como Salvador, ficamos mais expostos ao sol, seja na praia, na piscina ou em espaços abertos. Por isso, é preciso relembrar a importância de manter, ou até redobrar, os cuidados com a pele – afinal, ela é o maior órgão do nosso corpo.

A dermatologista e professora da UNIFACS, Naíla Nunes, enfatiza a necessidade do uso diário do filtro solar, seja dentro ou fora de casa. “A luz do sol pode ser prejudicial à nossa pele, assim como a luz do computador e a do celular. Por isso, temos que usar o filtro solar até dentro de casa. Em ambiente aberto, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Em lugar fechado, a cada 4h ou 6h. Também precisamos lembrar que, agora, estamos sempre de máscara. Se não usar o protetor, o rosto pode ficar com duas tonalidades”, esclarece.

A profissional também ressalta que os clareadores, usados principalmente por quem apresenta manchas na pele, devem ser evitados nesse período e só podem ser utilizados com orientação médica. Além disso, Naíla alerta sobre a importância de higienizar e trocar a máscara de proteção contra o coronavírus nos intervalos de tempo indicados.

“Tem que trocar a máscara de quatro em quatro horas, no máximo. Com as temperaturas mais elevadas, a gente transpira mais, e a máscara fica úmida mais rápido. Além de não proteger contra a Covid-19, uma máscara nesse estado pode ajudar na proliferação de fungos no rosto”, conclui.