A Academia de Ciências da Bahia (ACB) realiza nesta quarta-feira, 15 de setembro, às 18h, sessão solene de titulação e posse de 9 (nove) novos acadêmicos, admitidos em 2021. A cerimônia acontece virtualmente através do canal de Youtube da Academia e será aberta pelo presidente da instituição, Jailson Bittencourt de Andrade. Caberá aos acadêmicos Dora Leal Rosa e Pedro Afonso de Paula Pereira fazer a apresentação dos novos membros da Academia. Em seguida, a acadêmica Zelinda Leão fará o discurso de saudação e a pesquisadora Inês Dourado discursará em nome dos novos acadêmicos, que foram escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica.

Fundada em 17 de setembro de 2010, em Salvador, a Academia de Ciências da Bahia tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do estado. A entidade busca estimular a formação de pesquisadores nas referidas áreas, com destaque para ideias inovadoras e que promovam a inclusão social.

Uma das características da Academia de Ciências da Bahia é a articulação que a entidade promove entre as diversas áreas de atuação da ciência com um objetivo comum. “Somos a única academia do Brasil que possui representação das diferentes manifestações das ciências, reunindo pesquisadores das Ciências da Vida, Humanas, da Cultura e das Artes”, informa o presidente Jailson Andrade.