A propagação de notícias falsas na internet é um quadro que mobiliza discussão em todo o mundo e, com o objetivo de alertar os alunos sobre o tema, o Colégio Integral promoverá na próxima quinta-feira, dia 16, o aulão “Fake News, o processo da notícia falsa de um modo geral”. Durante a discussão, especialistas irão abordar aspectos do tema como: as questões jurídicas e dos crimes digitais; a utilização da Fake News nas redes sociais no aspecto político das eleições desse ano 2018; além de abordar os acontecimentos registrados nos Estados Unidos, os reflexos da eleição de Donald Trump e o que pode acontecer se isso for utilizado no Brasil esse ano no processo eleitoral.

 

Para integrar o debate sobre o tema com as turmas, dois ex-alunos do Integral foram convidados para o aulão. O primeiro é Clemens Villa-boas, graduando em Direito pela UFBA e pesquisador a área de políticas e orçamentos públicos e a efetividades frente aos direitos fundamentais. Ele tem experiência na área de arbitragem e mediação com pesquisas em campos através do Observatório da Pacificação Social o qual é um projeto da Faculdade de Direito da UFBA e atua no escritório Maroni Calmon Advogados Associados, além de prestar serviço voluntário ao Ministério Público do Estado da Bahia. Villa-boas é ainda fundador do Centro de Projetos Jurídicos e Sociais (CPJUS), cujo objetivo é estimular a educação, transparência e o exercício de direitos fundamentais.

 

Outro ex-aluno do Colégio Integral que discutirá com os estudantes os impactos da Fake News será Leandro Teixeira Pitanga Caria, graduando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia e coordenador do curso de reforço de Olho na Redação. Ex-presidente do Diretório Acadêmico Cosme de Farias (Entidade estudantil representativa da faculdade de direito da UNEB – Campus XIX) na gestão 2016-2017, ele é o atual presidente da Associação Atlética Acadêmica Estadual de Direito (Entidade estudantil esportiva e entretenimento da faculdade de Direito da UNEB de Salvador e Camaçari), na gestão 2017 – 2018.