Aberto com sucesso, ontem (06/10), o circuito itinerante da 25ª edição do Festival Anima Mundi, apresentado pela CAIXA Cultural Salvador, prossegue com uma programação infantil e adulto, hoje e amanhã, na Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador. Com entrada franca, os apaixonados por filmes de animação terão a chance de participar de um dos mais importantes festivais do mundo, com sessões às 15h, 17h e 19h. O evento também conta com oficinas diárias: Stop Motion Massinha e Pixilation.

A versão itinerante conta com uma seleção de 49 curtas nacionais e internacionais de autores consagrados em diversas técnicas de animação. Hoje (07/10), a sala de exibição será aberta com a Retrospectiva National Film Board Infantil (15 horas), que reúne uma seleção de filmes canadenses, Retrospectiva National de Film Board, também com produções do Canadá, e Anima Mundi 25 anos, com destaque para os brasileiros Passo, de Alê Abreu, e O Projeto de Meu Pai, de Rosaria.

No domingo, o projeto encerra com uma programação especial para crianças. A sessão Infantil 2, às 15 horas, dois brasileiros estão entre as produções internacionais, Diário de Areia, de Sarah Carvalho, e Por que vemos colorido?, de Fabiano Bonfim e Marcela Weerkma. Já a Infantil 1, às 17 horas, tem como destaque as produções brasileiras A Primeira Flauta, de Simon Brethé e Ricardo Poeira, e Chika, o Cachorro no Gueto, de Sandra Schiesel.  A última sessão, uma das mais esperados do evento, traz os Premiados Anima Mundi 2107. Entre eles, o francês Negative Space, de Ru Kuwahata e Max Porter, vencedor do Grande Prêmio de Curta-Metragem e indicado para o Oscar, e Sob o Véu da Vida Oceânica, de Quiço Meirelles, eleito o Melhor Curta-Metragem Brasileiro.

OFICINA

O festival Anima Mundi conta com oficinas gratuitas de animação em diferentes técnicas – Pixilation e Massinha. Hoje e amanhã, das 13 às 19h, o evento promove o Pixilation, no qual os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma. A classificação etária é de 6 anos. A inscrição é feita na hora, por ordem de chegada. Já hoje, das 13 às 19 horas, a garotada poderá participar da oficina Massinha, na qual vão aprender a criar roteiros e confeccionar personagens que serão animados em um cenário de fundo infinito. No final, o público irá conferir o resultado do trabalho. A classificação etária é de 8 anos. A inscrição é feita na hora, por ordem de chegada.

CIRCUITO ITINERANTE

Realizado regularmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, que recebem a programação completa, neste ano o Anima Mundi ganhou itinerância com uma versão reduzida do festival. Além de Salvador, a Caixa Cultural Fortaleza também recebe o melhor do que foi apresentado na versão integral.