A Bahia é colorida, é mágica.
A Bahia é exibida. Gosta de se mostrar para todos .
A Bahia é encantada e gosta de encantar, de atrair atenção e olhares.
A atraiu os olhares e a atenção de seis fotógrafos que vivem na Bahia.
A IMAGEBOX reuniu Giácomo Mancini, Guto Barros, Gustavo Goes, Mauro Reis, Pepe Fiorentino, Reinaldo Giarola e Tarcíso Albuquerque.
As cores de praias, rios, dos mercados, da Chapada Diamantina, da religiosidade, do povo foram captadas de maneira criativa, inusitada e, em alguns casos, até divertida por esses fotógrafos.
O olhar diferente de cada um e o recorte que trazem para as fotografias da exposição, mostram um painel maravilhoso sobre a Bahia.
A Exposição Bahia Cores e Encantos 2019 vai reunir 40 fotos no Palacete das Artes entre os dias 20 de setembro a 03 de novembro.
A curadoria é de Reinaldo Giarola.
É a segunda edição da mostra. Em 2018, a exposição teve 28 quadros com a participação de Guto Barros, Gustavo Goes e Reinaldo Giarola e ocupou três salas do primeiro piso do Palacete das Artes. E atraiu tanta gente que a direção do Palacete das Artes não teve dúvida em reservar um espaço ainda maior para 2019.
Esse ano todo o andar de baixo do Museu estará tomado pelas fotografias desses seis fotógrafos/artistas que há quatro meses vêm cuidando de todos os detalhes para que fotógrafos, arquitetos, decoradores e artistas plásticos possam se encantar e se surpreender com as fotografias que fazem parte da exposição.
Em um momento em que a fotografia passa por mudanças fortes na forma em que é produzida e impressa, a exposição busca aproximar o público, até então acostumado com o padrão tradicional, a essa nova linguagem. As obras têm recortes inusitados e olhares novos para a fotografia de decoração. Uma apresentação moderna que usa formas bem diferentes na impressão.
A fotografia nunca foi tão democrática. O aparecimento da máquina digital e de equipamentos modernos como os drones e caixas estanques mais seguras possibilitam aos fotógrafos mostrar a nossa Bahia de ângulos incomuns, muitas vezes se tornando surreais aos olhos do público.
Temos certeza de que os olhares dos fotógrafos e os olhares do público vão se encontrar nas fotografias que fazem parte da exposição para que todos, mais uma vez, reconheçam a beleza do colorido e se emocionem com os encantos da Bahia.