No próximo dia 05 de junho, Bruno Capinan, músico baiano que reside em Toronto, Canadá, lança nas plataformas digitais a primeira música de seu novo álbum, previsto para o segundo semestre deste ano. ‘Oitenta’, de autoria de Capinan, fala de um Brasil que perdeu o juízo, que continua a matar e a perseguir sua população negra. “A Polícia está matando lá no Vidigal, a Polícia está matando em Vigário Geral, a Polícia está matando lá em Salvador”, canta já nos primeiros versos.

Bruno Capinan compôs ‘Oitenta’ depois de assistir a uma entrevista da escritora Clarice Lispector, em que comentava sobre o seu conto “Mineirinho”, que relata a morte do criminoso Mineirinho, com treze tiros em 1960 (“… Esta é a lei. Mas há alguma coisa que, se me faz ouvir o primeiro e o segundo tiro com um alívio de segurança, no terceiro me deixa alerta, no quarto desassossegada, o quinto e o sexto me cobrem de vergonha…O décimo terceiro tiro me assassina – porque eu sou o outro. Porque eu quero ser o outro…”).

“Pensei em como Clarice reagiria se estivesse viva, acompanhando as notícias sobre o assassinato do músico Evaldo dos Santos, que teve seu carro alvejado pela PM com mais de oitenta tiros. Acho simbólico lançar essa canção no ano do centenário de Clarice, e também nesse momento em que assistimos impotentes a brutalidade policial no Brasil e nos Estados Unidos”, conta Capinan.

Além de Bruno Capinan nos vocais e violão, ‘Oitenta’ contou com as participações dos músicos Bem Gil (guitarra) e com Rafael Rocha (handsonic e synth ). A capa do single foi criada pelo cantor sob foto de Daryan Dornelles, fotógrafo brasileiro radicado em Lisboa. “Acho de extrema importância retomar o símbolo da nação e mostrar o peito de um homem negro perfurado pelo Estado que oprime e mata”, pontua Capinan.

FICHA TÉCNICA

Titulo – Oitenta Artista – Bruno Capinan Autor & Compositor – Bruno Capinan Local de gravação – Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Toronto, Canada .

Produzido por Bruno Capinan Bruno Capinan – vocais e violão Rafael Rocha -handsonic e synth Bem Gil – guitarras Mixing – Ian Gomes Mastering – Klaus Sena

Data de lançamento – Sexta-feira 05 de Junho de 2020 Distribuição – Altafonte Brasil