A criação de espaços de leitura dentro de casas prisionais tem sido objeto de diversas pesquisas acadêmicas sobre os impactos positivos da leitura e sua importância para a humanização dos espaços carcerários. A partir dessa proposta que a Pedagoga Dione Araújo, responsável por realizar o atendimento educacional e acompanhar a Educação de Jovens e Adultos no Conjunto Penal Masculino de Salvador, localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, juntamente com outros profissionais que compõem o atendimento às pessoas privadas de liberdade, iniciaram a Campanha de Arrecadação de Livros para a criação da biblioteca no CPMS.

Serão criados cinco espaços de leitura, que deverão atender uma média de 100 a 120 internos, cada. “É muito importante que as pessoas privadas de liberdade possam ocupar o tempo com atividades produtivas e enriquecedoras e, até então eles não possuem acesso a livros. A oferta desse material pode despertar o gosto e o prazer em ler, pois a leitura permite viagens inimagináveis pelo mundo, além da absorção de novos conhecimentos. Nossa luta é para que todo mundo tenha acesso aos livros, afinal, a educação é fundamental no processo de ressocialização.”, destaca a pedagoga.

Para isso, a campanha está recebendo todo tipo de material, incluindo livros didáticos para pesquisas e, de literatura. Algumas pessoas e escolas já uniram forças e participaram da ação social, como o Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Britto. A biblioteca tem previsão de ser inaugurada ainda no mês de dezembro. “Estamos todos unidos nesse movimento de arrecadação de livros e organização dos espaços de leitura. Movimentos como esses, em prol da ampliação de possibilidades da oferta de educação, tornam o ambiente mais humanizado, fazendo uma diferença muito grande na vida das pessoas que se encontram privadas de liberdade, ao oferecer a elas novas perspectivas”, afirma.

Para doar, basta entrar em contato com a responsável pedagógica Dione Araújo (71) 99968-0884.