Além dos live sites(áreas oficiais de convivência de torcedores); mais de 30 casas temáticas devem ser montadas por países, patrocinadores e até a NBA, a famosa liga norte-americana de basquete.
Muitas instalações serão o destino para quem busca agitação. Outras serão totalmente fechadas para os comitês, patrocinadores, jornalistas, atletas e convidados, como as de Estados Unidos, Itália, China, Rússia e Grã-Bretanha.
A Casa da Suíça levará à Lagoa uma pista de patinação.
A da Coreia do Sul será sede de apresentações de música pop.
A de Portugal montou acampamento dentro de uma nau ancorada na Ilha das Cobras, na Baía de Guanabara.
A da África apostou em um simulador de avião.
Tóquio, que vai sediar os Jogos em 2020, terá dois espaços abertos: um na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e outro na Praça 15.
Austrália terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para pessoas interessadas em estudar no país.
Confira algumas delas: Coreia do Sul– a “Korean Expo” irá promover produtos coreanos nas indústrias de moda, beleza e hospitalar. O local trará apresentações de K-pop (música pop coreana), comidas típicas e personagens famosos.
Finlândia: “Casa Finlândia” o público poderá visitar o Papai Noel e conhecer um pouco da tradição finlandesa.
México: A Casa México terá três exposições: uma mostra arqueológica, uma exposição interativa para crianças sobre a pintora Frida Kahlo e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos. Haverá também um espaço para explorar as possibilidades de turismo no México.
NBA HOUSE: A NBA House será um espaço temático da liga americana de basquete que promete ser o ponto de encontro para os fãs do esporte de todas as idades. No espaço de cerca de 3 mil metros quadrados, onde são esperadas mais de 50 mil pessoas durante os dez dias de funcionamento, os visitantes encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.
Portugal: A casa de Portugal será em um navio que ficará atracado no cais da Marinha do Brasil, próximo da Praça Mauá. O local contará um pouco da história do país, que se mistura com a história brasileira.
África : A Casa da África será a casa de hospitalidade que representará o maior número de países. Dezenas de países africanos apresentarão a cultura e a gastronomia durante os Jogo Rio 2016. Ao chegar, o visitante passa por um simulador de avião com cerca de 60 assentos para assistir a um vídeo de três minutos sobre o continente.
Eslováquia: será na Barra da Tijuca (Le Monde)
Japão: A Casa Japão recepcionará os atletas e seus familiares e todos os visitantes que quiserem ter uma experiência da renomada Omotenashi — hospitalidade japonesa.
República Tcheca: A Casa Tcheca trará a história do país, além de informações sobre educação, ciência, cultura. Além disso haverá degustação de comida local e degustação de cerveja tcheca, além de comemorações dos atletas.
Alemanha: A Alemanha expõe o lado moderno, festivo e multicultural do país no pavilhão OliAle. O local trará informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, além de atividades esportivas e lúdicas e a transmissão ao vivo das competições esportivas.
Áustria: A Casa da Áustria, localizada na sede do Clube Botafogo, convida para conhecer a cultura e a hospitalidade austríaca com músicas típicas, especialidades culinárias e muito mais.
Catar: O país-sede da Copa do Mundo 2022 quer mostrar aos visitantes sua história, música e gastronomia, num espaço que simula um “souq”, mercado típico do país, com pintura de hena, caligrafia árabe e sanduíches.
Dinamarca: A casa nacional dinamarquesa, na Praia de Ipanema, terá exibições interativas e experiências vindas diretamente da Dinamarca. O local contará com DJs e shows noturnos, além de bicicletas dinamarquesas em exposição e uma casa de brinquedos para as crianças.
Espanha: Botafogo (Instituto Cervantes)
França: As principais competições serão transmitidas através de telões e será oferecido ao público uma praça de alimentação com food trucks de culinária francesa. Durante oito noites, o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança para receber 2 mil convidados e um DJ francês. A entrada custa R$ 20.
Grã Bretanha: Além de ser uma base para os atletas, a British House oferecerá um programa cultural e de negócios. Para visitar, é necessário registrar interesse no site e receber um convite, já que a entrada será limitada para pessoas registradas.
Holanda: Leblon (Clube Monte Líbano)
Jamaica: Gávea (Restaurante Prado Grill)
Panasonic: No local será exibido um curta chamado Stadium of Wonders. Os visitantes poderão conhecer diversas tecnologias de ponta e também apreciar conteúdos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
PyeongChang: Dentro da casa, os visitantes serão capazes de experimentar esportes de inverno através de realidade virtual, enquanto no palco exterior (de frente para a praia), haverá degustação de comida coreana e performances como K-POP, Taekwondo, música clássica coreana e break-dancing.
Suíça: O Baixo Suíça, assim como na Copa de 2014, vai receber visitantes e atletas de todo o mundo, proporcionando um encontro com o país. O espaço contará com três casas e um parque ao ar livre situado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre as atividades estão uma pista de patinação de gelo sintético ao ar livre de 200 metros quadrados, uma pista de corrida com o sistema de cronometragem e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem suíço e um globo de neve gigante. O Baixo Suíça também terá uma área de alimentação para agradar todos os paladares com especialidades do país.
O Brasil, claro, também está lista e tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos. Foi montada em dois armazéns no Pier Mauá, na renovada Zona Portuária, onde ficará o Boulevard Olímpico (um dos lives sites, junto com o Parque de Madureira e em Campo Grande), com três palcos e telões.
Cool!!!