O minimalismo é um ideal adotado, cada vez mais, por quem acredita que comprar e possuir não equivalem a uma vida mais feliz. Esse é tema da próxima edição do projeto Miró em Movimento, nesta quarta-feira (29/08), que será debatido pelo professor e coordenador do curso de Psicologia da UCSAL, Júlio César Hoenisch. Ele vai analisar trechos do documentário “Minimalism: A Documentary About the Important Things” (“Minimalismo: Um Documentário Sobre as Coisas Importantes”, em livre tradução).

 

A ideia é promover, através dos depoimentos de pessoas para quem menos significa mais, reflexões sobre consumo e seus efeitos. O debate inicia o segundo ciclo de encontros mensais no auditório Mabel Velloso, no Colégio Miró, sempre às quartas-feiras. “Estamos disponibilizando o espaço da escola para receber a comunidade e o debate está aberto à sociedade para a discussão de temas importantes na formação da nossa cultura”, afirma Tadeu Coelho, diretor do projeto Miró em Movimento.

 

Participaram do primeiro ciclo do projeto o filósofo Alex Leite, que  traçou uma leitura das relações humanas e até onde o ser humano é capaz de atos selvagens a partir do filme “Relatos Selvagens”; o professor de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia, Wilson Gomes, que falou sobre “Fake News”; a professora de  História da Arte, Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, que apresentou a trajetória de Tarsila do Amaral e a jornalista Maíra Azevedo, que contou, em entrevista a também jornalista Sueide Kinté,  como surgiu a personagem Tia Má, que ganhou fama nas redes sociais.   Os encontros são gratuitos.