A solidariedade tem sido uma das principais ferramentas de combate aos efeitos da pandemia e, por isso, iniciativas que buscam cuidar das pessoas, principalmente das mais afetadas durante este período, têm crescido em todo o país. E quando elas partem de um grupo de adolescentes, chamam ainda mais a atenção.

Em Salvador, alunos da Pan American School of Bahia (PASB), com idades entre 14 e 17 anos, lançaram a campanha #PASBAgainstCorona nas plataformas digitais para minimizar o impacto do coronavírus em comunidades carentes da cidade. Os estudantes estão mobilizando amigos, parentes e vizinhos e usando a abrangência das redes sociais para potencializar a arrecadação de fundos. As doações financeiras são feitas através do site da União Bahia, organização sem fins lucrativos que destina o valor arrecadado para a compra de itens de higiene e cestas básicas para instituições carentes em bairros como Alto de Coutos, Paripe, São Rafael, Lauro de Freitas e Ribeira. “Com a campanha #PASBAgainstCorona, os alunos conseguiram mobilizar pessoas, fazendo com que a ajuda chegue a quem precisa, e mantendo os protocolos de distanciamento social”, conta a professora Daniela Davis, coordenadora do projeto Service Learning, que incentiva que os alunos realizem iniciativas de impacto positivo como parte do currículo escolar. Os interessados em contribuir com a campanha podem acessar o site www.uniaobahia.org/ .

Ainda segundo a educadora, essa é apenas uma das frentes de atuação dos jovens na campanha #PASBAgainstCorona. “Em conversa com amigos, e pesquisando sobre o processo de adequação do ensino remoto em diversas escolas durante este período de isolamento social, os alunos perceberam que inúmeros estudantes, e também educadores, estavam com dificuldades para se adaptarem por não saberem lidar com as ferramentas digitais. Assim, eles estão desenvolvendo uma plataforma em que disponibilizarão cursos online sobre o uso dessas ferramentas. O objetivo é tornar mais fácil o acesso à educação de qualidade para todos os estudantes”, conta ela. Como esta é uma iniciativa desenvolvida pelos próprios adolescentes, não há um prazo definido de quando a plataforma estará pronta, mas a expectativa é que seja nas próximas semanas.