Aguardado com ansiedade por muitos brasileiros, o Carnaval é temporada de alegria e celebração. Apesar de proporcionar muita diversão, exige cuidados com a saúde que vão desde alimentação até a pele. Para passar a festa com a pele linda e saudável nos dias de muito agito, a dermatologista Andrea Botto reforça que o uso do protetor solar não deve ser esquecido pelo folião. Também é preciso ficar atento à qualidade das maquiagens, glitter e outros tipos de produtos utilizados  para que a folia não acabe mais cedo.
A atenção não deve se restringir àqueles que vão sair na pipoca, blocos ou camarote. Quem decide descansar no Carnaval, se expondo mais ao sol na praia e na piscina,  deve ter os mesmos cuidados. “É importante reaplicar o filtro solar com mais frequência nesse período e o fator de proteção número 60 é o mais recomendado. A pele deve ser hidratada constantemente, portanto, leve para a rua um spray com água termal, ou água mineral, para borrifar no rosto e corpo constantemente”, recomenda a médica.
A criatividade se faz presente na folia, também, através das maquiagens caprichadas e diferenciadas dos foliões. Para a Dra Andrea Botto, ficar atento à qualidade destes produtos e brilhos que são aplicados na pele pode diminuir os riscos à saúde. “Vermelhidão, edema, dermatite de contato e até mesmo queimaduras são alguns dos danos à epiderme causados por maquiagens de má qualidade. Antes da maquiagem, específica  para cada tipo de pele, é sempre bom usar um hidratante, ou um Primer, para suavizar poros”, explica.
Depois da festança, a limpeza da pele não deve ser esquecida. “A higiene da tez deve ser cuidadosa e de forma profunda, utilizando loção demaquilante, lenço umidecido ou sabonete apropriado. Os cílios  não ficam de fora. Quando a limpeza é realizada de forma correta,  os poros são desobstruídos, evita-se o envelhecimento precoce,  aumento da oleosidade, cravos e espinhas. Mantendo todos esses cuidados, a folia encerra-se com a pele mais bonita e saudável.