Estudar e se qualificar é o caminho mais certeiro para ter melhor oportunidades no mercado de trabalho e na vida. Conseguir cursar uma universidade, porém, pode ser um desafio para quem mora em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos e também para quem não pode abrir mão de trabalhar enquanto se gradua. Levar ensino de qualidade e de ponta para regiões do interior da Bahia e de Sergipe sempre foi a proposta do Centro Universitário AGES. No intuito de tornar esse sonho ainda mais possível, a instituição oferece o Horário Alternativo, que já é uma realidade em diversos cursos da AGES e passará a ser oferecido no curso de Pedagogia da unidade de Tucano em 2021.

O horário alternativo é uma forma diferente de organizar os horários da graduação. Nele, o estudante pode escolher disciplinas que podem ser cursadas entre quinta e sábado. Criado com o objetivo de proporcionar o acesso à universidade para pessoas que moram em comunidades mais distantes das unidades da AGES, proporcionando um alcance ainda maior da disseminação da educação no interior, o horário alternativo tem exatamente o mesmo conteúdo curricular que as outras grades de horários.

“É exatamente o mesmo conteúdo do curso noturno. Temos tido muito sucesso nesse recurso, que, além de facilitar para quem mora em locais mais distantes, também é uma ótima oportunidade para quem, por exemplo, trabalha em regime de plantão, ou mesmo trabalha o dia todo e prefere concentrar as aulas no final da semana”, detalha Robson Jose Santos Santana, diretor das unidades de Paripiranga e Tucano, na Bahia.

Hoje, em Paripiranga, 25 cursos são ofertados no horário alternativo, sempre com grande procura. Em Tucano, já existem turmas formadas neste modelo no curso de Direito. A novidade é que o horário alternativo passa agora a ser ofertado para o curso de Pedagogia da unidade.

“A abertura do horário alternativo vai proporcionar uma facilidade de acesso ao curso de Pedagogia para comunidades próximas, como Euclides da Cunha. Continuamos com a opção de estudar no curso noturno, mas agora ampliamos as possibilidades com a abertura do horário. Além disso, os estudantes têm total acesso à estrutura da unidade, laboratórios e atividades, com a nossa qualidade de ensino inovadora e com uma grande preocupação em inserir o profissional no mercado”, aponta Felippe Pessoa de Melo, coordenador dos cursos de Ciências Humanas da AGES de Tucano.

Mais informações sobre os cursos da AGES e as formas de ingresso no Centro Universitário podem ser obtidas no site https://ages.edu.br.