Estudos revelam que a convivência entre idosos e animais faz com que os humanos sejam mais felizes e saudáveis. Os idosos ficam mais ativos e se sentem com mais “bem-estar” do que quando estão sozinhos ou na companhia dos humanos, revela um estudo realizado pela National Center For Biotechnology Information.
Segundo a Advogada Bruna Holtz, especialista em direito dos animais, esse encontro pode ser de grande valor emocional para os idosos, já que os animais são espirituosos e conseguem despertar emoções das quais não estão acostumados.
Para ela, muitas famílias que convivem com idosos precisam passar o dia fora, trabalhando, quase não tem tempo disponível para eles, mas quando se tem um animal em casa, muitos querem participar da rotina desse animal, ajudando nos horários da alimentação, brincam com eles e até conversam!
Para a Advogada e protetora dos animais, os idosos conseguem lhe dar melhor com a ausência de seres humanos quando se tem a presencia de um animal de estimação.
Isso sem duvidas aumenta a alegria e diminui a ansiedade, podendo reduzir a quantidade de remédios e melhorar a qualidade de vida deles!
A pet terapia é uma técnica terapêutica que conta com o apoio dos animais para tratamento de pessoas portadoras de problemas de saúde, e é usada como principal alternativa que dispensa medicamentos para hipertensão, muito comum em idosos, e responsável por um grande número de óbitos no mundo. Os animais se mostram verdadeiros antídotos contra o estresse e a ansiedade, fatores que muito contribuem para o aparecimento das doenças na terceira idade.
Além da companhia que os bichinhos oferecem, os animais são apontados como verdadeiros “remédios” que diminuem sintomas de diversas doenças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cuidar de animal de estimação e estabelecer laços com eles também reduz agressividade acusada pela demência em pessoas mais velhas. Por isso a terapia é tão importante: combate a solidão, evita os sintomas da depressão e leva muitas alegrias ao nossos queridos idosos.