‘O novo morar’ é o tema da mostra Janelas CASACOR 2020, evento que traz uma reflexão sobre as inovações na arquitetura e décor de casas pós-pandemia. Convidada como parte do elenco, a arquiteta Ticiane Lima apresenta o Estúdio Elo. O ambiente é dividido em cozinha, office, banho, dormitório e rooftop, e ocupa um contêiner vitrine de 15 m². O espaço estará em exposição, através de um vidro, entre os dias 8 de novembro e 8 de dezembro, na Praça Vinicius de Morais – Morumbi, em São Paulo. Para aqueles que desejam uma visita mais minuciosa, todos os detalhes internos podem ser vistos virtualmente no site janelascasacor.com.
O projeto é inspirado na obra de arte elo, de Ricardo Bueno, cujo conceito une latão e vidro soprado em uma única peça, refletindo um vazio imaginário, suportando um ao outro, habitando um espaço frágil representado pelo cristal. A arquiteta propõe uma analogia entre a obra de arte e o novo morar, onde o espaço delicado do cristal representa o nosso lar, em um momento de adversidades e transições, que é ao mesmo tempo um lugar sensível e de amparo. Afinal, a casa se transformou em um refúgio seguro para todos.
Com design escandinavo, o Estúdio Elo foi pensado para um morador, tendo como destaque a madeira clara sustentável, padrão Grano, da Criare, materiais naturais, pouco mobiliário e espaços multifuncionais. A claridade do ambiente é um dos pontos fortes do projeto, com placa solar para energia, fornecendo uma iluminação difusa e direta ao mesmo tempo. Para maior contato com a natureza, o projeto conta com a abertura dos vidros na cozinha, janela lateral no dormitório, teto verde elaborado pelo paisagista Flávio Abílio e um lindo terraço para relaxar e descansar.
O ambiente é totalmente compacto, aproveitando todos os espaços e trazendo o conceito e consciência daquilo que realmente é essencial para o ser humano viver com qualidade de vida. Por isso, cada cantinho transforma a casa em um verdadeiro ninho, de forma simples e acolhedora.