A paixão pela Bahia definiu quem Carybé se tornou como artista e, mais uma vez, a terra que ele tanto amou o consagra e homenageia, desta vez com a exposição Hector Bernabó, o Carybé da Bahia. A exposição inédita reúne 34 telas de coleções particulares de Irmãos da Santa Casa, nunca exibidas em conjunto e pouco vistas pelo grande público. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de outubro no Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia.

“Esta homenagem da Santa Casa vai, graças à generosidade dos colecionadores, permitir ao público apreciar obras que há muito não são expostas”, destaca a filha do artista, Solange Carybé. Segundo a curadora da mostra, Simone Trindade, a exposição mostra o percurso artístico de Carybé. “As obras foram produzidas em períodos diferentes da vida dele, nas décadas de 40, 50, 60… Todas elas mostram a forma como Carybé percebia o modo de ser do baiano, as festividades, a alegria e a religiosidade”, afirma.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, destaca a importância de receber a exposição no espaço cultural da instituição. “É uma honra para nós promover essa realização que é mais um marco na trajetória do Museu da Misericórdia, mais um passo de sua relevante participação no fomento à cultura da Bahia”.

A exposição Hector Bernabó, o Carybé da Bahia acontece até 28 de outubro. O Museu da Misericórdia funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 12h às 17h. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).