A cantora, compositora e clarinetista Maria Beraldo se junta a Letrux, Larissa Luz, Don L e Academia da Berlinda no lineup da 4ª edição do Festival Radioca, que ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Largo Quincas Berro d’Água, em Salvador. Com o recém-lançado álbum “Cavala”, a paulistana estreia em carreira solo de modo passional e ativista, chamando atenção do público e da crítica. Ingressos para o evento estão disponíveis em www.sympla.com.br/radioca2018.

 

O trabalho de Maria, como sugere o nome do disco, chega a galope: traz o grito de liberdade de uma mulher lésbica, o passo de uma clarinetista que se transforma em compositora e o gesto de uma artista que emerge no Brasil do ano de 2018. Experimenta sonoridades do pop, da música eletrônica e da música de ruído. Forte identidade, estruturas concisas, poucos elementos e curtas durações são características demonstradas em 10 faixas – nove canções autorais e a regravação de “Eu te amo”, de Chico Buarque – com teor autobiográfico e resistência política.

 

Aos 30 anos, Maria Beraldo já compunha a cena da música brasileira como clarinetista e cantora da banda de Arrigo Barnabé e como integrante da Quartabê, que fez um dos mais surpreendentes shows do Radioca do ano passado. Também já gravou discos e fez shows com nomes como Negro Leo, Iara Rennó, Rodrigo Campos, Laura Diaz, Dante Ozzetti, Rômulo Fróes, entre outros.

 

Pelo terceiro ano, o Festival Radioca tem patrocínio de Natura Musical e do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. “Desde 2017, o programa patrocina festivais que trazem aos palcos uma diversidade de artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Eventos como o Festival Radioca ampliam as oportunidades de palco para os artistas e contribuem para a formação e ampliação de um público jovem para a música brasileira”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

 

Melhor da música – O Festival Radioca se originou do programa de rádio homônimo da Educadora FM Bahia e tem curadoria assinada pelo jornalista Luciano Matos e pelos músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge. Para a seleção da grade, eles buscam seguir a lógica do programa e apresentar artistas relevantes que o público interessado ainda não teve a chance de conhecer. Dessa forma, é possível reunir nomes que estão despontando ou em fase de reinvenção na carreira. O evento conta ainda com uma feira de produtos que envolve música, moda, gastronomia e artes. O público também poderá participar de debates e oficinas.

 

As três edições anteriores do Radioca receberam nomes como Curumin, Siba, Anelis Assumpção, Quartabê, OQuadro, Far From Alaska, Metá Metá, Apanhador Só, Rincon Sapiência, Karina Buhr, Giovani Cidreira, Jards Macalé e Dona Onete.