Santo Antônio é o primeiro dos santos juninos, abrindo o ciclo de festejos característicos do mês de junho. A devoção ao “santo casamenteiro” envolve uma série de tradições que valorizam a fé, a cultura e a identidade do povo baiano. Tradição no Recôncavo, a Trezena de Santo Antônio é o conjunto de cânticos e rezas feitas por 13 dias seguidos até o dia do Santo, 13 de Junho.

A música “Santo Antônio” de J. Velloso, muito cantada durante esse período, ficou conhecida através da gravação por Maria Bethânia, e agora ganha uma releitura mais contemporânea, fruto do encontro de J. Velloso com a banda Recôncavo Experimental, que tem como proposta a mistura da tradição do samba de roda com elementos modernos.

Com produção musical e baixo de Gustavo Caribé, guitarras de Raimundo Nova e João Mendes (filho de Roberto Mendes), e percussão de Tiago Nunes e Jaime Nascimento, “Santo Antônio 2.0” é, ao mesmo tempo que um desabafo, uma súplica para o Santo tão adorado. Além de distorções de guitarra, ruídos, baixo groovado valorizado, e foguetório, outra característica dessa releitura é a “Oração do Desespero para Santo Antônio”, também de J. Velloso, que acrescenta um ar mais contundente à gravação.

“Fiz essa música para o Santo Antônio de minha tia Nené (Néslia do grupo “Vozes da Purificação”), que todo ano reza a trezena. Gravei a canção em 2005, no meu primeiro disco “Aboio pra um Rinoceronte”, com participação de Edith do Prato e o grupo Vozes da Purificação, numa gravação bem alegre e tradicional. Mas essa releitura do Recôncavo Experimental sobre minha música a levou para um outro patamar, no qual é mais fiel aos meus sentimentos atuais em relação a fé. Por isso adicionamos à faixa uma oração que eu fiz para Santo Antônio em um momento de desespero, que, infelizmente, tem sido recorrente devido a tudo que estamos passando.” comenta J. Velloso. A gravação já está disponível em todas as plataformas digitais.