Em comemoração aos 472 anos de Salvador, o Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), realiza encontro virtual com o historiador Rafael Dantas. Intitulado ‘Salvador da Bahia – um destino’, a live vai debater as visões e representações de uma cidade do Atlântico Sul no século XIX.

A palestra, que acontece na próxima segunda-feira (29), às 20h, na página oficial da FPC no Youtube, será ministrada pelo historiador e professor Rafael Dantas. Segundo o palestrante, todo aniversário de Salvador é um momento de conversar sobre a história e entender a cidade como um lugar de constantes mudanças. “É um exercício de compreensão sobre o que era a cidade, o que é Salvador hoje e o que queremos que seja no futuro.”

Rafael ainda conta que a data do aniversário de Salvador na verdade registra a chegada do primeiro Governador Geral, Tomé de Sousa, em Salvador. “Não sabemos ao certo quando a cidade foi fundada, mas temos uma data que lembra simbolicamente isso. As datas possuem essa força. São registros que podem evocar momentos em cenários construídos tradicionalmente”, destaca.

O CMB tem o objetivo de promover ações que contribuam para a preservação da história e memória da Bahia. De acordo com o diretor do Centro de Memória, e mediador da atividade, Walter Silva, a atividade será uma oportunidade para revisitar a história da cidade. “Salvador, que dentre vários aspectos, destaca-se por ter sido a primeira capital e a mais importante economia do período colonial”, diz Walter.