Na praia de Ponta Negra, Natal Rio Grande do Norte, o menino de 10 anos se divertia com as ondas e despertava o amor pela prancha. Jadson André, hoje um dos surfistas brasileiros mais importantes do cenário desse esporte, compete como um dos favoritos na penúltima etapa do mundial que acontece em Itacaré esta semana.

Em 2010, quando tinha apenas 20 anos ele bateu um dos maiores surfistas em atividade, o americano, onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, na etapa do Brasil do ASP World Tour realizado em Imbituba (SC).

E é com essa bagagem que ela chega a Itacaré no segundo dia de competições do Itacaré Surf Sound Festival. Dentre os favoritos ele fala sobre a expectativa, “Estou bem tranquilo, claro que a gente sempre espera ganhar a competição. Mas eu vim mais no intuito de melhorar minha pontuação e entrar para o WQS. Além de poder vir pro Nordeste, que eu sou dessa região e sinto falta”, conta ele.

Esta é a 48ª etapa, de 58, do Campeonato Mundial. Os cinco melhores resultados dos atletas, é o que contam para o ranking, independente de quantas etapas eles participem.

Jadson iria competir na última bateria, porém as condições do vento não permitiram. As três últimas baterias foram suspensas devido às condições do tempo, “os ventos começaram a ficar contra os atletas, então decidimos suspender por hoje”, conta Xandi Fontes, Diretor Geral da World Surf League.

As três baterias restantes do dia tiveram que ficar para a manhã de sábado, 28. Jadson que ia estrear no mar da Praia de Tiririca, na tarde desta sexta-feira, deixou os espectadores apenas expectativa, por hoje. Pelo menos 116 atletas participam do evento.

A temporada 2017 do South to South acontece de 26 a 29 de outubro, com entrada gratuita, na Praia da Tiririca, na cidade de Itacaré – Sul da Bahia.  O evento é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, da Prefeitura Municipal de Itacaré e da MVU Eventos e conta com o apoio da Terra Boa Hotel Boutique, Associação de Surf de Itacaré (ASI), Grou Turismo, Instituto Floresta Viva, Faculdade Madre Thaís e Devassa.