De 14 a 18 de novembro, 13 espetáculos, uma residência artística, um workshop, quatro oficinas e dois debates compõem a X Jornada de Dança da Bahia. O evento, realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a direção da dançarina Fatima Suarez, acontecerá no Teatro Castro Alves (TCA) e em sua Sala do Coro, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Goethe-Institut Salvador e em espaços públicos da cidade, com atrações gratuitas ou a preços populares. Propondo-se ao desenvolvimento da dança e, especificamente, da educação em dança, esta 10ª edição explora o tema “O artista é o espelho da vida”, exaltando o papel questionador, reflexivo e aglutinador do artista na sociedade.

 

Convidados da Bahia e de outros estados do Brasil estão confirmados, além da dançarina norte-americana Lori Belilove, referência internacional da dança moderna e diretora artística da Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York. É, aliás, a filosofia de Isadora Duncan (1877-1927), considerada a mãe da dança moderna, que direciona aspectos técnicos e conceituais da Jornada.

 

“A Jornada de Dança da Bahia, há dez anos, vem investindo em uma programação focada na dança como proposta de educação inspirada nos ideais de Isadora Duncan. Esta é nossa principal missão como projeto cultural e educacional, e confiamos estar contribuindo firmemente e com responsabilidade para as futuras gerações do nosso país, na medida em que nos preocupamos com o aperfeiçoamento de professores e a formação de jovens e crianças”, afirma Fatima Suarez. “O tema desta Jornada nos coloca diante do poder do artista comprometido não só consigo mesmo, mas com a reflexão da sociedade através da sua atuação, sendo fonte de inspiração a todos que perseguem na vida algo mais do que o mero sobreviver”, completa.

 

O Fórum de Educadores de Dança, pelo sexto ano integrando do evento, é também uma grande jornada. Antes do marco efetivo agora em execução, o projeto advém de um processo permanente de intercâmbio, práticas artístico-pedagógicas e pesquisa. A Formação Itinerante de Professores de Dança, em todos estes anos, já circulou por cerca de 20 localidades da Bahia, envolvendo mais de 1.500 alunos/educadores e criando uma rede de comunicação e troca de saberes. Em 2018, de fevereiro a setembro, a iniciativa novamente mobilizou agentes locais e também extrapolou os territórios baianos, chegando ao Distrito Federal e outros quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.

 

A X Jornada de Dança da Bahia tem patrocínio da Termonorte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura (MinC).