A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças nas vidas dos brasileiros e um dos momentos econômicos mais desafiadores das últimas décadas para o país. Alguns setores, porém, sinalizam recuperação, como o mercado imobiliário. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve avançar, e pode ter um crescimento de 4%. Este é um bom indicativo, pois, se confirmado, esta será a maior alta em oito anos. Para se destacar em um mercado competitivo e com um público cheio de opções, porém, é preciso usar a criatividade para criar novas estratégias para se relacionar com os clientes.

Comprar um imóvel não é uma simples aquisição, mas sim a concretização de toda uma proposta de melhoria de vida. Seja para investimento e mais ainda se for para morar, a compra de um apartamento é um passo para a realização do objetivo de uma vida mais segura e feliz. Justamente por isso, esta venda é diferenciada. Tratar a venda como um relacionamento de longo prazo, que precisa ser cultivado e nutrido, é uma das formas de fazer com que o cliente satisfeito seja a mais poderosa forma de atrair novos negócios e solidificar a reputação da empresa.

É o que diz a diretora da JVF Empreendimentos, Juliana Oliveira. Segundo ela, a construtora já entendeu a força desse bom relacionamento e aposta nele para se sobressair no mercado.

“Não temos a intenção de fechar o negócio e entender que ele se encerra na venda do imóvel. Nossa relação com os clientes é mantida com uma proposta contínua. Realizar sonhos é o propósito que a construtora guarda em sua missão e essa não é uma promessa vazia. Hoje temos, por exemplo, uma ação que é o Clube do Amigo Vizinho, que fornece benefícios para os compradores que indicam amigos para comprar imóveis com a empresa. Esta é a nossa campanha de maior sucesso e hoje já representa mais de 50% das nossas vendas”, conta Juliana.

O clube funciona de forma simples. O comprador indica amigos e, a cada contrato fechado com uma das indicações, os dois ganham seis meses de condomínio grátis. Como o benefício é cumulativo para quem indica, isso pode representar muito tempo sem se preocupar com as despesas do condomínio.

“A ideia é: morar perto dos amigos e ainda ter a vantagem de não pagar o condomínio, gerando uma economia para a família. Temos clientes que já estão com dois anos de condomínio gratuito assegurado por estas indicações”, detalha a diretora da JVF.

A ação comprava que influenciar pessoas vai muito além do online. Para que a campanha tenha sucesso e essa influência ocorra, é preciso entregar o que promete. Um exemplo disso é que todos os empreendimentos já realizados pela JVF foram entregues dentro do prazo, o que traz confiança ao comprador.

“A gente só indica aquilo que gosta e confia. Eu não ofereço para um amigo meu algo em que eu não confio. Então, eu indico a JVF, porque a construtora realmente atende as expectativas e cumpre prazos”, enfatiza Fernanda Sturaro, professora e moradora do condomínio Allegri Cabula, que hoje é campeã do Clube do Amigo Vizinho.

Juliana conta que muitas vezes as pessoas que indicam, acompanham o amigo na compra. Depois que esta é fechada, a JVF entrega brindes nas casas das pessoas, relembrando a campanha.

“Procuramos dar algo que tenha um significado. Tivemos um brinde que eram duas canecas que se uniam, simbolizando esse laço de união que se forma. Os clientes não são números para nós, queremos que eles sejam felizes morando em nossos empreendimentos”, revela.